quarta-feira, 26 de abril de 2017

ELEIÇÃO CANCELADA

A Executiva estadual do PT cancelou a eleição de seus dirigentes em quatro municípios de São Paulo após a identificação de mortos entre os votantes. Nesta segunda-feira (24), a direção do PT anulou os votos para os diretórios das cidades de Arandu, Brotas, Uchoa, Platina e Catanduva.
A Folha revelou nesta sexta (21) que quatro mortos estavam na lista dos eleitores do 6º Congresso do PT na cidade de Arandu. Outros quatro, em Catanduva. Segundo relação de votantes da primeira etapa da disputa pelo comando petista, os 74 militantes aptos a votar em Arandu participaram da eleição petista do dia 9 de abril, incluídos os mortos.
Após apuração, foram identificados ainda mortos entre os votantes de Brotas, Uchoa e Platina. A eleição foi cancelada em outros sete municípios por motivos distintos, como falta de quorum.
No município de Platina, na região de Assis,106,7% dos filiados aptos a votar foram às urnas na eleição petista. Segundo a lista, 45 moradores de Platina teriam direito a voto e 48 votaram. Desse total, 41 escolheram a chapa da CNB (Construindo um Novo Brasil), a maior força interna petista.
Em Catanduva, integrantes do movimento Muda PT —de oposição à maior corrente partidária— produziram um vídeo que traz o momento em que um militante é flagrado carregando a urna minutos antes do encerramento da votação. Ele reaparece uma hora depois. Nesse ínterim a relação dos votantes dessa urna subiu de 48 para 248. Essa urna foi cancelada, invalidando a eleição na cidade.
RECURSOS
A Executiva estadual não acatou, porém, o recurso em que o deputado estadual José Américo Dias, da corrente Optei, pede acesso às listas de votação em 99 municípios, afirmando haver evidência de irregularidade.
Ainda segundo o recurso, esses diretórios "registraram 7.173 votos, o que equivale a aproximadamente 16% do total de votantes em todo o Estado (46.157)".
De acordo com o levantamento, "neste conjunto de diretórios sob suspeita, há um grupo de 51 em que a votação atingiu a soma improvável de 70% ou mais do total de filiados aptos a votar, sendo em sete deles o número de votantes foi de incríveis 100%".
Apenas duas chapas somaram 3.857 votos, perfazendo quase 70% dos votos nessas cidades.
A Executiva estadual também não acatou recurso no qual o ex-prefeito de Guarulhos Elói Pietá pede perícia grafotécnica sobre assinaturas atribuídas a 400 participantes da eleição da cidade, devido à semelhança de caligrafia.
Os autores desses recursos recorrerão ao comando nacional do PT, que se reunirá nesta quarta-feira (27).
No domingo (23), a Democracia Socialista divulgou nota com críticas às fraudes nas eleições internas, acusando seus responsáveis de desrespeito à democracia interna.
"Lutaremos contra fraudes e fraudadores que buscam o caminho oposto, o de bloquear a reconstrução vigorosa do PT como partido socialista e democrático e sua capacitação para enfrentar as urgentes tarefas políticas do momento", diz a nota.
Bookmark and Share

Nenhum comentário:

Postar um comentário