José Aníbal, Blog do Noblat
Os principais obstáculos para o Brasil se tornar um país com
mais crescimento econômico e desenvolvimento humano – ou seja, mais rico,
próspero, inclusivo e justo – podem ser resumidos em dois pontos: crise fiscal
e crise de representatividade.
Significa dizer que precisamos equacionar o financiamento do
Estado e ver os interesses coletivos defendidos com maior ênfase e legitimidade.
Sem isso, o país provavelmente repetirá a trajetória vista no passado recente:
ondas de algum crescimento seguidas de recessão e avanços sociais pouco
consistentes.
Como sair dessa armadilha?
Na questão fiscal, a resposta está tanto nas proposições
macroeconômicas e estruturais, como a inadiável reforma da Previdência, quanto
nas decisões do dia a dia da administração.
Na última segunda-feira, promovemos um seminário com
prefeitos e ex-prefeitos em São José dos Campos, no Vale do Paraíba, uma das regiões
mais bem-estruturadas do interior de São Paulo, mas nem por isso livre dos
desafios colocados aos gestores municipais.
A experiência de cada um deles mostrou o quanto a boa
política se exerce no cotidiano da gestão pública. Revisão de contratos, diagnóstico
claro de prioridades e desenho de políticas públicas eficientes foram as
receitas mais citadas pelos debatedores.
Não há fórmula mágica: é preciso reconhecer os limites da
ação governamental, não gastar mais do que se tem e respeitar o dinheiro
público.
Infelizmente, porém, tais práticas são menos executadas do
que o desejado, vide a histórica recessão provocada pela irresponsabilidade e
incompetência do lulopetismo.
O pior é que esse mau exemplo federal se espalhou nos
governos subnacionais, provocando crises como a do Rio de Janeiro e deixando
crítica a situação fiscal de mais de 80% dos municípios.
Como ilustrou no seminário o prefeito de Piracicaba, Barjas
Negri, administrar uma cidade é vestir o uniforme de açougueiro e cortar,
cortar, cortar. O que vai diferenciá-lo de um mero carniceiro é a precisão e a
sabedoria no corte, de modo a não prejudicar os que mais precisam e,
principalmente, não proteger nem privilegiar quem já tem muito.
Aqui, a crise fiscal se encontra diretamente com a crise de
representatividade.
O forte esquema de acesso ao poder e proteção de privilégios
das corporações que ocupam a elite do funcionalismo público e de setores que se
acostumaram ao capitalismo de compadrio é um dos maiores entraves às reformas
estruturais. Por isso devemos colocar toda a ênfase no combate aos privilégios
em debates como o da previdência.
Os dois grandes desafios do Brasil – a crise fiscal e a
crise de representatividade – devem ser enfrentados de forma concomitante e
igualmente prioritária. Devemos unir forças nesses dois bons combates.
O protagonismo no debate público será alcançado por aqueles
que conseguirem tratar dessas duas questões de forma conjunta, aberta e franca
com a sociedade, desmascarando os populistas e os despreparados e trazendo de
volta a racionalidade que tanta falta faz na condução do Brasil.
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