sexta-feira, 5 de outubro de 2018

CONSTITUIÇÃO, 30 ANOS

Hoje, 05 de Outubro, Quantas pessoas individualmente, teriam o que comemorar, inclusive Eu, mas, acima das comemorações ou lembranças alegres ou tristes desta data, Temos o acontecimento de um fato de interesse coletivo, que sempre deve prevalecer em relação às questões pessoais, por maiores ou melhores que sejam, que deve ser lembrado, não apenas pelo seu significado, suas consequências, mas, sobretudo pela expectativa que foi gerada durante anos, e que anos, do Golpe Militar, da falta dos direitos individuais, das barbáries ocorridas e ainda não colocadas às claras para toda nação, da falta de amparo legal a tantos problemas sociais, da falta da regulação de tantos procedimentos demandados pela população...
Enfim, há 30 anos, foi Promulgada e Batizada como Constituição Cidadã, pelo extraordinário Homem Público, Ulysses Guimarães, que carregou nas costas durante anos o fardo pesado na busca da liberdade e da Democracia, Sendo esquecido um ano depois pela população, quando postulou a Presidência da Republica em eleições livres e Diretas, conseguidas com grande esforço, graças a sua coragem de liderar, durante anos, este desejo nacional, onde obteve uma pequena votação, para elegerem um " caçador de Marajá " , que logo depois foi cassado por razões justas, mas pouco significativas, diante dos grandes escândalos que temos assistido nos últimos tempos.
Este Cidadão, bem como a constituição cidadã, continuam ainda sendo a esperança do povo brasileiro, Ele, que como um mistério, morreu num acidente aéreo no oceano, e seu corpo nunca foi encontrado, deve ter encantado no fundo do mar, talvez até para ser poupado, das decepções que teria se vivo estivesse, dos permanentes desrespeitos à sua obra tão importante, e Ela, a Constituição, que nem conseguiram regulamentar muito dos seus artigos até hoje, encontra-se cheia de emendas, nem sempre em benefício da população, parecendo uma colcha de retalhos.
Pois bem meus amigos, minhas amigas, as expectativas da nação brasileira não diminuíram, ao contrário, aumentaram, exatamente, por conta da falta do cumprimento dos princípios constitucionais, que terminam ferindo diretamente os anseios e necessidades da população, além de frustrarem os fundamentos éticos, morais e democráticos que todos desejamos em todo País.
Salve Ulysses Guimarães! Viva a Constituição Cidadã! A luta continua. Viva ao Povo Brasileiro! Um abraço, Joaquim Cunha.
Via Facebook , Joaquim Cunha, ex-prefeito de Gavião (BA) – Foi Presidente da Associação de Prefeitos da Região nordeste e Vice-Presidente da União dos Municípios da Bahia (UPB). 
Bookmark and Share

Nenhum comentário:

Postar um comentário