Os ares em Cuba são outros após a renúncia do ditador Fidel Castro, o irmão Raúl Castro assumiu definitivamente o poder e como comentei, a economia teria outra cara, por enquanto parece que vai melhorar, mas é uma melhora ainda restrita. Raúl Castro no fim do ano passado liberou a comprar de eletroeletrônicos por moradores da ilha, o que não era permitido nos tempos do irmão Fidel. Semana passada deu mais um passo a frente de que quer dar uma cara nova a Cuba comunista que sofre pelos 49 anos em que o irmão comandou com mãos de ferro, liberou o uso de celulares, isso mesmo, agora os cubanos poderão ter seu próprio aparelho móvel. Antes alguns tinham, mas conseguiam de forma clandestina, um estrangeiro que morasse na ilha comprava o celular e um nativo usava o aparelho no nome do estrangeiro, mas a partir de agora, os cubanos terão seu celular no sistema pré-pago. Também está liberado para os cubanos o acesso a hotéis e serviços do turismo na ilha fazem parte das medidas de Raúl Castro.Ainda é pouco, o povo cubano precisa de mais, deixar de lado esse socialismo arcaico implantado por Fidel que só fez sofrer país. Com essa abertura, isso não quer dizer que a ilha irá se entregar ao capitalismo, mas tem que haver ponderações e adaptar o capitalismo ao socialismo existente em Cuba. Aquele socialismo radical implantando por Fidel Castro está sufocado e Raúl viu que era hora de dá um oxigênio ao sistema implantado por seu irmão e porque não tentar colocar o socialismo ao lado do capitalismo em harmonia? É possível. Hoje na ilha, o uso da Internet é permitido apenas para órgãos do governo e uns pingados cyber cafés. Quem se atrever ir contra o sistema ditatorial é punido, no início desse mês uma jovem que tinha um blog que fazia criticas aos castros foi tirado da rede. O blog tinha mais de 100 mil acessos por dia, era acessado principalmente por cubanos fugitivos do sistema Fidel Castro de governar.
A Cuba que é sinônimo de um bom ensino da área da saúde esconde essas e outras restrições, um dos exemplos ocorreu nos jogos Pan-Americanos realizados em julho de 2007 no Brasil, quando atletas cubanos aproveitaram a viagem para pedir asilo ao país, mas numa manobra de bastidores e bem sucedida pelo governo cubano, os atletas tiveram que voltar. Mas nem tudo está perdido; também em 2007 cantores cubanos após um show em Salvador fugiram do local e depois pediram asilo ao governo brasileiro e após um mês, conseguiram. Pra lá eles não voltam mais.
O embate promete, divulgado hoje pelo Datafolha mais uma pesquisa para a sucessão à prefeitura da capital paulista e a ministra do Turismo, Marta Suplicy (PT) aparece com 29%, o tucano Geraldo Alckmin com 28%. Esse empate técnico acirra ainda mais a disputa que nem entrou em campo mas já promete ser um daqueles de não se perder um momento. O prefeito Gilberto Kassab (DEM) aparece com 13% e o deputado federal, Paulo Maluf (PP) com 8% e Luiza Erundina (PSB) com 7%. Adianto, Erundina não será candidata apenas teve o nome citado na pesquisa, o PSB da deputada deverá firmar aliança com o PT ou PPS. Num segundo turno, o ex-governador leva vantagem, 53% contra 41% da ministra. 


O presidente Luiz Ináico Lula da Silva esteve em Pernambuco para mais inaugurações do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento), ao do presidente venezuelano, Hugo Chávez, Lula disse que Chávez é um “passificador”, referindo-se a crise entre Colômbia, Equador e o governo venezuelano entrou no meio e tomou as dores.
O tiro saiu pela culatra, o secretário estadual de Esporte do Rio de Janeiro, Eduardo Paes (foto) que deixou o PSDB para se filiar ao PMDB partido do governador Sérgio Cabral com a promessa – mas sem nenhuma garantia por escrito – que seria o candidato de Cabral, não será mais candidato; numa manobra política e rápida do governador que se juntou ao PT e irão lançar a candidatura do deputado estadual Alessandro Molon e para vice, a chapa deverá ser ocupada por Régis Fichter.


O duelo está começando, quem for mais forte leva a noiva, é assim que começa a disputa pelo apoio do PMDB em São Paulo, tanto o PT da pré-candidata Marta Suplicy como o PSDB do pré-candidato Geraldo Alckmin e o DEM do prefeito Gilberto Kassab que pleiteia a reeleição com ou sem apoio do PSDB. Antecipo; Kassab e Alckmin serão candidatos sim! Primeiro porque Kassab não vai arredar o pé da idéia que acalanta há tempo, à reeleição e Alckmin se apóia nos números das pesquisas que até agora lhe dão vantagens perante a sua principal adversária, a petista Marta Suplicy. Quem ganha com essa divisão é Marta.
O cartunista Ziraldo (foto) que é filiado ao PPS carioca mandou um recado ao pré-candidato à prefeitura do Rio, Fernando Gabeira (PV), disse que estaria disposto a encabeçar a chapa de vice, afinal, os planos de Ziraldo era de concorrer a cargo majoritário, mas com a decisão de Gabeira de disputar a prefeitura da cidade maravilhosa, restou essa alternativa. Mas o cartunista quer resposta breve e estipulou o prazo de três dias para resposta do deputado Gabeira. A vaga de vice será do PSDB, mas caso mude os rumos e o PPS de Ziraldo seja o escolhido uma certeza; ele não será o escolhido. 


O prefeito de Juazeiro do Norte (CE), Raimundo Macedo (PSDB) é acusado pela líder comunitária Maria Eliene Sobreira Sampaio, 35, de agredi-la com um tapa no rosto e palavrões. A discussão teria começando numa associação no bairro Frei Damião, segundo a líder comunitária Eliene Sampaio, o prefeito Raimundo Macedo (foto) negociava uma bolsa-salário de R$ 45 com os associados que auxiliassem a prefeitura na fiscalização do recolhimento do lixo.
O governador de São Paulo, José Serra (PSDB) esteve no Ceará na última semana, mas apesar de estar acompanhado do senador Tasso Jereissati (PSDB-CE), Serra talvez não tenha se sentido a vontade, afinal aos olhos do governador cearense, Cid Gomes (PSB) é irmão do deputado federal Ciro Gomes, um dos principais desafetos de José Serra.





A prefeitura de Maracanaú, região metropolitana de Fortaleza (CE), comemorou na última semana 25 anos de emancipação política e o prefeito Roberto Pessoa (PR) prometeu um megashow e fez! Além de bandas de forró, a principal atração foi a dupla Zezé di Camargo e Luciano. Segundo fontes deste blog que estiveram na festa, o megashow parecia mais um showmício, o palco estava lotado de políticos, entre eles: o ex-ministro das Comunicações, Eunício Oliveira (PMDB), o ex-governador do Ceará, Lúcio Alcântara (PR) e várias lideranças políticas da região.



O governador do Rio, Sérgio Cabral (PMDB) com uma ação foi ao STF para que a união estável entre pessoas do mesmo sexo tenha o mesmo valor que uma união entre parceiros heterossexuais. O governador que conceder benefícios de pensão aos servidores públicos que comprovem a união estável. Ano passado, o Estado já havia dado benefícios a servidores que comprovaram uma união homoafetiva estável.







.jpg)
