segunda-feira, 31 de maio de 2010
MARCO PRADO, O CHOCOLATE ESTÁ DE VOLTA !!!
HÁ 5 ANOS NO AR

domingo, 30 de maio de 2010
A GRANDE LARGADA
O discurso de Jarbas contagiou pela forma paz e amor; ele não atacou o presidente Lula nem o governador Eduardo Campos, seu principal adversário e líder nas pesquisas para o governo de Pernambuco.
Jarbas lembrou que tem um passado de superar adversidades e ao lado do presidenciável Serra disse: “se Lula foi amigo de Pernambuco, nós temos a certeza de que a partir de 2011m com Serra no poder, o Estado ganhará um novo e grande amigo”.
O potencial eleitoral de Jarbas está concentrado na capital pernambucana e região metropolitana. Para fortalecer a candidatura jarbista, o PMDB estadual buscava um vice que pudesse dar uma guinada no interior do estado.
Tudo acertado, Jarbas anunciou o nome de vice na sua chapa: Miriam Lacerda, deputada estadual, do DEM, e esposa do radialista popular e ex-prefeito de Caruru, Tony Gel. A escolha de Miriam é considerada como grande jogada de Jarbas.
A liderança política de Miriam Lacerda está concentrada praticamente no agreste pernambucano, reduto eleitoral que Jarbas precisa injetar vitamina para fortalecer sua candidatura.
sábado, 29 de maio de 2010
IN-SEGURANÇA PÚBLICA NO CEARÁ
É aceitável a tese de que o crack tem grande responsabilidade no incremento da violência, mas isso não impede de se verificar a existência de grandes falhas na política da segurança pública e de seu carro-chefe: o Ronda do Quarteirão. Não há credibilidade, inclusive, na estrutura administrativa da segurança pública, que tem algumas de suas funções importantes entregues a gente proveniente de uma cultura policial viciada na ditadura.
As críticas, no entanto, esbarram na muralha inamovível dos interesses consolidados. E assim, a sociedade desanima.
sexta-feira, 28 de maio de 2010
ROSANE COLLOR DE OLHO NA CÂMARA
quinta-feira, 27 de maio de 2010
CASAL INELEGÍVEL
A corte também cassou o mandato de Rosinha como prefeita da cidade de Campos dos Goytacazes, por considerar que ela foi "beneficiada pelas práticas panfletárias da rádio e do jornal O Diário nas eleições de 2008.
O casal fica inelegível até 2011. A data passa a valer desde as eleições em 2008. Garotinho já tinha se lançado na campanha para voltar ao governo do Rio, como pré-candidato pelo PR.
Caso a decisão se mantenha, será preciso convocar novas eleições em Campos. No entanto, o tribunal vai aguardar os desdobramentos judiciais antes de divulgar o calendário para um novo pleito.
Cabe recurso ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) a Rosinha Garotinho. A prefeita Rosinha continua no cargo enquanto aguarda o julgamento do recurso.
No caso de Garotinho, porém, será preciso obter uma medida cautelar do TSE para dar prosseguimento à candidatura.
Sobre a decisão do TRE-RJ, o ex-governador Anthony Garotinho respondeu por meio de seu blog e classificou de “mais uma covardia contra mim”.
NAS ONDAS DO RÁDIO
A pré-candidata do Partido Verde, Marina Silva está numa maratona pelas ondas do rádio.
Nesta semana concedeu entrevista para duas emissoras na capital paulista: Rádio CBN e BandNews FM.
As entrevistas foram retransmitidas pelas emissoras filiadas e na internet. Veja a íntegra da entrevista na CBN e um trecho na BandNews FM.
quarta-feira, 26 de maio de 2010
11 ANOS SEM ZÉ PRADO
Memória - Em 11 de julho de 1932, nasce em Sobral (CE), José Parente Prado, filho do ex-prefeito de Sobral Jerônimo Medeiros Prado e Francisquinha Gomes Parente Prado. Em continuidade aos passos do pai, Zé Prado ingressa na política em 1972. É eleito prefeito de Sobral por duas vezes, deputado estadual por três legislaturas. Casado com dona Maria do Socorro Barroso Prado; tiveram três filhos: Ricardo Prado, Marco Prado e José Inácio.
Zé Prado torna-se um dos políticos mais respeitado e admirado em Sobral - zona norte – e no Estado do Ceará. Sempre empenhado no bem-estar do povo sobralense e do Ceará respeitou o rico e esteve sempre em defesa do pobre, esse jeito simples, amigo e companheiro de fazer política cativou até adversários, que se rendiam a um abraço do “Zé dos Pobres”, como era conhecido pela população sobralense.
Zé Prado era um filho muito dedicado aos pais, jamais tomava uma decisão sem antes ir à casa de Jerônimo Prado e dona Frascisquinha Prado na Praça do Patrocínio, no centro de Sobral, para receber as bênçãos. Quando viajava, no caminho ligava várias vezes para sua esposa, Socorro Prado e a conversa se estendia por longos minutos.
Suas administrações foram sempre pautadas pelo respeito ao povo e abraçando o progresso e, foi um dos responsáveis pelo desenvolvimento de Sobral com obras como o terminal rodoviário (deputado Manuel Rodrigues), centro comercial entre tantas outras que fez na Princesa do Norte (Sobral).
Quando indagado qual era sua maior obra, sem hesitar Zé Prado respondia: “é ser amigo do povo. É respeitar o povo e receber dele o respeito. Essa é a minha melhor obra”. Zé Prado não sabia dizer não para um pobre. O rico, sempre era tratado com gentileza.
Sempre empenhado pelo progresso de Sobral, José Parente Prado era íntegro, autentico e de uma gentileza ímpar. Um grande administrador. O povo sempre confiou nele, é por essas e tantas outras qualidades que jamais será esquecido. Um exemplo a ser seguido.
José Parente Prado faleceu em 26 de maio de 1999, vítima de um infarto, no Hospital Dr. Estevão, em Sobral (CE). Deixou esposa, filhos, o Pai (faleceu em 2003), irmãs, netos, parentes e amigos!
Saudade do “Zé dos Pobres”!
De 19 a 26 de maio, os leitores deste blog se inteiraram sobre a história e trajetória política de José Parente Prado com a “Semana Bandeira Branca”. Confira: Semana “Bandeira Branca”, bandeira branca, o hino, a primeira campanha, o sucessor, o pipocão, vai, vai, vai ninguém segura não! É Zé contra Zé...
terça-feira, 25 de maio de 2010
SEGUNDO ENCONTRO
O segundo encontro entre os pré-candidatos à Presidência República aconteceu hoje em Brasília, promovido pela Confederação Nacional da Indústria (CNI). Lado a lado estavam Marina Silva (PV), Dilma Rousseff (PT) e José Serra (PSDB).
MARCO PRADO RETORNA À CÂMARA
Sob decisão do Tribunal Regional Eleitoral do Ceará, ele estava afastado.
Com essa decisão, o vereador Marco Prado reassume o cargo até o fim do julgamento da ação em questão.
Fonte: Programa Ferreira Neto, Rádio Tupinambá.
É ZÉ CONTRA ZÉ...
O ano era ... 1988 e Zé Prado concorre pela terceira vez a prefeitura de Sobral (CE), foi a campanha mais difícil de sua carreira política. Seu principal adversário era o administrador da Santa Casa de Misericórdia de Sobral, padre José Linhares Ponte.
A candidatura de Zé Prado não tinha o apoio do recém “governo das mudanças” e nem do governo municipal. As pesquisas de intenção de voto realizada na cidade, padre Zé liderava e a tendência nos distritos repetia a da sede.
A campanha era o verde (Padre Zé) contra o azul (Zé Prado) com o slogan “É Zé contra Zé. É Zé Prado que o povo quer” e apoiado principalmente pela pobreza, Zé Prado arregaçou as mangas da camisa e visitou todos os bairros e distritos de Sobral. Ele visitou até a casa de eleitores adversários.
Essa campanha foi agressiva, insultos vinham de todos os lados contra Zé Prado; inúmeros adjetivos pejorativos brotavam a cada dia. Bagaceira era o mais frequente, mas Zé Prado sempre empenhou a bandeira branca à sua campanha e nunca guardava mágoa ou rancor de ninguém.
O coração de Zé Prado parecia que era de manteiga ou pudim; nessa campanha, afirmou em entrevista que se sentia constrangido pelo fato de disputar com um padre. Zé Prado tinha um pensamento que jamais se deve mexer com um padre, pois acreditava em castigo Divino.
A campanha do verde contra o azul chegou ao fim e para surpresa de todos, Zé Prado, o candidato da bagaceira que não tinha o apoio do governo Municipal e nem do Estado, venceu a eleição com maioria em 87% das urnas.
segunda-feira, 24 de maio de 2010
VAI, VAI, VAI NINGUÉM SEGURA NÃO!!!
O ano era ... 1986 e Zé Prado, já consagrado como líder político, disputa uma vaga na Assembleia Legislativa do Ceará.
As campanhas de Zé Prado eram marcadas por alguns pontos primordiais, entre eles: a honestidade, alegria e respeito, até pelos seus adversários.
Zé Prado era todo simples e isso servia como uma ponte entre ele, o homem do sertão e o da cidade que se identificavam com o “Zé dos pobres”.
A alegria ficava sob a responsabilidade do amigo fiel e compadre, Pedro Lavandeira que comandava o “Pipocão” e emocionava a todos com suas músicas feitas para as campanhas do Zé Prado.
Para as centenas de fãs e eleitores pradistas, até hoje essas músicas nos leva a uma doce saudade das campanhas pradista sob a batuta do poeta popular, Pedro Lavandeira.
Tenho algumas músicas da campanha de 1986, estavam numa fita K-7 e após percorrer meia São Paulo, consegui transformá-la em cd. A qualidade do som não é das melhores, mas fiz em forma de vídeo. Clique.
ENTREVISTA: MARINA SILVA
A senadora e pré-candidata do Partido Verde, Marina Silva (AC), concedeu entrevista a revista Época desta semana.
Em entrevista a repórter Mariana Sanches, a pré-candidata do PV diz que “o Brasil precisa antecipar o futuro”.
O blog reproduz a entrevista. Confira abaixo.
ÉPOCA – Por que a senhora deve ser a próxima presidente do Brasil?
Marina Silva – Uma das coisas mais importantes na vida de um país é a capacidade de preservar as conquistas e, ao mesmo tempo, ter uma visão do futuro. Conseguimos algumas conquistas: estabilidade econômica e avanço na política social, mas as pessoas estão tratando isso como se fosse o fim da história, estão perdendo a capacidade de antecipar o futuro. E o momento privilegiado para fazer a integração entre o passado e o futuro é a eleição. Sei que o Brasil está preparado para ter uma mulher na Presidência. Uma mulher capaz de integrar o olhar feminino ao olhar masculino, a intuição e a racionalidade, e de colocar novos valores na política.
ÉPOCA – Há espaço para a defesa da “sustentabilidade” no Brasil, um país em que grande parte das pessoas não tem creche para deixar os filhos?
Marina - A ideia da sustentabilidade é um imperativo. O povo tem uma sabedoria bem maior do que as lideranças políticas. As pessoas podem até não transformar em palavras aquilo que sentem. Mas elas se colocam em movimento para fazer. É assim que as grandes transformações acontecem. Foi assim que aconteceu na África do Sul, foi assim com Martin Luther King nos Estados Unidos.
ÉPOCA – Suas propostas são equivalentes às de Luther King?
Marina - Eu não seria pretensiosa a esse ponto. Falo como uma metáfora histórica. Até porque essas ideias não são minhas. São fruto de 30 anos de luta socioambiental no mundo. Hoje os processos são multidimensionais e as lideranças são multicêntricas.
ÉPOCA – A senhora fala de modo muito complexo. As pessoas a entendem?
Marina - Entendem. Lá no meio do seringal, com o Chico Mendes, quando começamos a ouvir falar sobre ecologia e meio ambiente, alguém poderia ter dito para o Fernando Gabeira [deputado federal (PV-RJ)]: “Vocês acham que esses seringueiros vão entender isso?”. Nós entendíamos tudo porque nós já fazíamos aquilo que eles diziam em palavras.
ÉPOCA – O economista Eduardo Gianetti está colaborando com seu programa de governo e é conhecido como um liberal. Sua trajetória é de ligação com movimentos sociais. Por que estão juntos agora?
Marina - Ele é um pensador, um economista que elabora para além das questões da economia. Fiquei muito bem impressionada com a forma como ele vê o desafio da sustentabilidade à luz desse esforço de transitarmos para um novo modelo de desenvolvimento. Quem foi que disse que as pessoas têm de pensar da mesma forma em tudo?
ÉPOCA – Seu governo será de esquerda?
Marina - A gente empobrece o debate com essas caracterizações. Não vejo ninguém me cobrando que meu governo seja de esquerda. Aliás, não vejo ninguém cobrando isso nem do presidente Lula. A gente tem de cobrar do governo que ele seja justo, honesto, comprometido com os princípios republicanos.
ÉPOCA – Como vê a reforma agrária e as ações do Movimento dos Sem Terra?
Marina - A gente tem de separar as duas coisas. A luta pela reforma agrária é legítima. No Brasil não se teve o atendimento dessa questão histórica, mas a forma de lutar por ela não pode extrapolar o Estado Democrático de Direito. Aqueles que não extrapolam têm o direito de se expressar. Aqueles que extrapolam não podem ser tolerados. Mas também não dá para generalizar a luta dos sem-terra como se todos estivessem extrapolando. Da mesma forma que não vejo ninguém generalizando em relação aos ruralistas, que muitas vezes usam da jagunçagem para se contrapor à reforma agrária.
ÉPOCA – A senhora teve rusgas com o ex-governador de Mato Grosso Blairo Maggi. Como a senhora vê o agronegócio?
Marina - A agricultura é importante para o nosso país, é responsável por mais de 30% da nossa balança comercial. Ainda temos ruralistas que não se conectaram a duas coisas: o respeito ao meio ambiente e aos direitos sociais conquistados na Constituição de 1988. Mas não se pode demonizar todo o agronegócio. Temos é que combater aquela cultura que, em lugar de passar no teste, fica tentando mudar o teste. Precisamos deixar de ser vistos como aqueles que produzem em prejuízo do meio ambiente e das questões sociais. Isso vai ser uma vantagem na disputa com aqueles que tentam nos prejudicar no mercado externo com barreiras não tarifárias.
ÉPOCA – A escolha do empresário Guilherme Leal para ser seu vice é uma tentativa de conquistar o empresariado?
Marina - Tem uma parte do empresariado que está com a Dilma, uma parte com o Serra. E uma parte do empresariado, de vanguarda, pessoas que já estão atualizando seus negócios, que estão muito próximas a mim e ao Guilherme. A gente não pode ter pretensão de unanimidade e se fechar ao diálogo.
domingo, 23 de maio de 2010
O PIPOCÃO
O ano era... 1982 e Zé Prado disputa a segunda campanha para prefeito de Sobral (CE). Eram três candidatos: Zé Prado, Joaquim Barreto – o Kinkão – e Aurélio Ponte.
Foi neste ano que entrou em cena o “Pipocão”, a charanga que contagiava a multidão nos comícios e terreiros-alegres de Zé Prado. Cheio de lâmpadas por todos os lados, o carro era a sensação por onde passava.
Numa alusão divertida ao jogo do bicho, a população identificava os candidatos não pelo número da cédula eleitoral de cada um, mas pelo número do jogo. Zé Prado, o 15, era o jacaré; Aurélio Ponte, o 16, era o leão e Kinkão, o 17, era o macaco.
Todas as campanhas de Zé Prado eram marcadas por uma música feita pelo poeta popular, Pedro Lavandeira e nessa de 1982 não foi diferente; entre todas as músicas da campanha, a que marcou foi a versão de Andar com Fé. Pedro Lavandeira fez Andar com o Zé.
A campanha foi disputadíssima e o nome do novo prefeito de Sobral só foi conhecido próximo ao término da apuração. Zé Prado e Kinkão, sempre próximo um do outro na contagem dos votos, mas no último dia de apuração, Kinkão foi eleito prefeito de Sobral.
P.S. Em particular, essa campanha marcou minha vida. Foi a partir dela, vendo e observando o conceito peculiar de fazer política de Zé Prado que, aos 7 anos de idade não tive dúvida: Zé Prado é meu ídolo político.
PV-RJ LANÇA GABEIRA AO GOVERNO
O deputado federal, Fernando Gabeira (PV), lançou neste domingo (23) a sua candidatura na sucessão ao governo do Rio de Janeiro.
Gabeira disse que se for eleito, na área da saúde implantará um sistema de check-up para a classe pobre.
O deputado disse que os governantes se preocupam em levar atendimento de emergência, mas a prevenção tem sido esquecida.
Em outro momento do discurso, Gabeira disse que há deputados estaduais e vereadores da capital fluminense que são subornados por empresas de ônibus. Segundo ele, tais políticos são “velhacos”.
Mesmo com palanque dividido no Rio entre PSDB e PV, o deputado disse que irá pedir voto para a candidata do seu partido, Marina Silva.
sábado, 22 de maio de 2010
DATAFOLHA: DILMA E SERRA ESTÃO COM 37%
O Datafolha divulgou hoje mais uma pesquisa para a sucessão presidencial. A petista Dilma Rousseff empata com o tucano José Serra.
Segundo o Datafolha, Dilma e Serra, estão com 37%. A pré-candidata do Partido Verde, Marina Silva aparece com 12%.
O SUCESSOR
O ano era ... 1976, para sucedê-lo na prefeitura de Sobral (CE), Zé Prado lança José Euclides.
Para eleger seu sucessor, Zé Prado não mediu esforços: saia às ruas de Sobral e distritos dia e noite pedindo voto para seu candidato.
Com o slogan “de Zé pra Zé, do jeito que o povo quer” e a força política que o jovem carismático da família Prado já demonstrava ter, elegeu seu sucessor.
Após seis meses no poder, Euclides rompe com Zé Prado, seu padrinho político e responsável pela sua vitória.
sexta-feira, 21 de maio de 2010
A PRIMEIRA CAMPANHA
O ano era... 1972 e Zé Prado disputava sua primeira campanha, seu adversário era o empresário Carlos Alberto, o “carrim”. A campanha empolgava todos os sobralenses dos bairros e dos distritos.
Após uma acirrada disputa, Zé Prado foi eleito prefeito de Sobral. De
GILBERTO GIL CANTA "ANDAR COM FÉ" PARA MARINA
A festa ficou por conta do ex-ministro da Cultura, o cantor e compositor Gilberto Gil. Ao lado de Adriana Calcanhoto e do sambista Paulinho da Mocidade, Gil cantou para Marina a música “andar com fé”.
SERRA NA RÁDIO VERDES MARES
quinta-feira, 20 de maio de 2010
BANDEIRA BRANCA, O HINO
A música “Bandeira Branca”, interpretada brilhantemente por Dalva de Oliveira se tornou um hino nas campanhas de Zé Prado.
quarta-feira, 19 de maio de 2010
POLÍTICA ESTADÃO, O NOVO SITE
O portal de notícias Estadão lançou recentemente o Política Estadão, site especializado na cobertura política.
Em ano eleitoral, o site fará uma ampla cobertura nas eleições.
O CALVÁRIO DE UM PREFEITO EM BRASÍLIA
Segundo os petistas, o vídeo em desenho animado que mostra a peregrinação de um prefeito com ‘pires na mão’ por gabinetes de Brasília é 'ofensivo' e não era “condizente com a realidade”. O PT disse que o vídeo seria prejudicial a Dilma por criticar a administração.
Mas nos bastidores da 13ª Marcha em Defesa dos Municípios a conversa é que, na noite anterior a sabatina, o ex-prefeito de Belo Horizonte, Fernando Pimentel que é coordenador da campanha petista entrou em ação e conversou com a CNM sobre o vídeo.
A informação é que, Pimentel avisou ao presidente da CNM, Paulo Ziulkoski que se a peça em desenho animado fosse apresentada, a pré-candidata Dilma não iria participar do evento.
SEMANA "BANDEIRA BRANCA"
Na próxima quarta-feira, 26 de maio, completa 11 anos que José Parente Prado (foto), o “Zé dos Pobres” faleceu.
Um dos maiores líderes políticos do Ceará, Zé Prado foi secretário municipal, deputado estadual por três legislaturas e duas vezes prefeito de Sobral.
Para lembrar a trajetória desse líder, este blog faz uma semana em homenagem ao “Zé dos Pobres” com fotos, jingles que marcaram suas campanhas e post sobre a história de José Parente Prado e a carreira política.
FICHA LIMPA
Aprovado pela Câmara na semana passada e hoje (19) por unanimidade no Senado, o projeto Ficha Limpa que barra a candidatura de políticos condenados pela Justiça.
Para virar lei, o projeto precisa da sanção do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva. Após ser sancionado, caberá ao Poder Judiciário se as regras valerá nas eleições deste ano.
MARINA COM FÉ
Podem anotar. Marina Silva vai surpreender. Com 51 quilos e 52 anos, ela não é nem de longe a figura frágil que aparenta ser. Para começar, sua biografia é um testemunho de superação. Sua decantada fé? Ora, a ciência anda buscando o significado desse valioso sentimento. Que, segundo pesquisadores, trata-se de um combustível poderoso que impulsiona as pessoas para uma vida melhor.
“Mas tem a ver com religiosidade!”, dizem. Qual o problema? “Ela (Marina) é conservadora!”, gritam. Por acaso Lula não é conservador, principalmente em matéria de religiosidade? E Dilma, será que é ateia? E Serra o que é? Católico ou do candomblé? Ah, a petista e o tucano também podem ser islamitas, kardecistas… Ou agnósticos. Então, tá. Cada pré-candidato com sua religião, seu Deus ou sem ele.
Longe de ser uma fundamentalista ou intolerante, Marina é, sim, uma mulher de fé. E parece-me que esta fé tem a ver com sua energia extraordinária na busca de um aprendizado constante. Que não desperdiça nem desdenha de lições do passado. Até porque ela é formada em História. Mas há quem não consiga ou se recuse, por preconceito, a acompanhar suas idéias avançadas.
Há pessoas que nem se dão ao trabalho de perguntar: o que é essa tal sustentabilidade? No seu discurso durante a convenção do Partido Verde, no domingo, em Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense, o empresário Guilherme Leal (dono da Natura), lançado pré-candidato a vice-presidente da pré-candidata Marina, tinha uma resposta na ponta da língua: “Não se conhece lucro sustentável num modelo econômico predatório.” Seja qual for. As crises mundiais comprovam.
O que não quer dizer que sustentabilidade tenha a ver apenas com economia. Tem também com políticas sociais, ambientais, de segurança pública, de cultura. E ética. Como se materializa isso? Vencendo desafios. Uma das bandeiras preferidas da pré-candidata verde: a igualdade de oportunidades para todas as pessoas desenvolverem suas potencialidades. Ela crê no ser humano como um sujeito desejoso de fazer suas próprias escolhas; no momento certo.
Talvez por isso transmita confiança. Que se saiba, não foi pega em mentira. Marina diz muitas coisas boas de se ouvir. Por exemplo, a de que não se faz política por negação. Não tem medo de apontar os acertos dos outros, argumentar e explicar porque os defende. Citando, por coerência, acertos de Fernando Henrique e Lula. Totalmente à vontade.
Em resumo, seu projeto de governo não é de poder pelo poder. Afinal, os governantes são eleitos e pagos para servir ao país. Na proposta de Marina não cabe um líder que queira impor um destino ao povo. Ou se achar o máximo. “Temos que aprender e nos dispor a coautorias, em vez da exclusividade do feito. Essa é a liderança do século XXI.”
Ela entende que na pós-modernidade em que vivemos é preciso cada vez mais criatividade. Principalmente na educação. De que forma? Manejando o conhecimento; sem encastelá-lo ou petrificá-lo. Porque tudo neste planeta tem a ver com tudo. Olha a crise econômica europeia mostrando a necessidade de uma política social de terceira geração.
E aqui? Marina deu seu recado de esperança. Com emoção: “Um Brasil mais justo, mais harmônico e sustentável é possível.” Haja fé.
JUNHO AMBIENTAL
Do blog do secretário do Meio Ambiente de Maracanaú, Marcos Vieira
Maracanaú (CE), a exemplo de muitos outros municípios brasileiros, vem nos últimos anos, se preocupando com a preservação ambiental e o desenvolvimento sustentável de suas comunidades.
Dentre muitas ações realizadas, destacamos a criação da Secretaria do Meio Ambiente, em 2005; da retomada do Fórum para Construção da Agenda 21 Local, em 2005; do Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente - COMDEMA, em 2005; do Fundo de Defesa do Meio Ambiente – FUNDEMA, em 2006; da realização das Conferências Municipais de Meio Ambiente, em 2005 e 2007, com representação na Conferência Nacional, em 2006.
Reflexo destas ações foram as premiações consecutivas, através do Programa Selo Município Verde, que afirmaram o compromisso da Gestão, desta forma, consolidando uma política de sustentabilidade local voltada para uma construção saudável em consonância com a população.
Neste contexto, a Secretaria do Meio Ambiente de Maracanaú – SEMAM, aproveitando a importância relacionada ao mês de junho, ocasião em que se comemora o Dia Nacional do Meio Ambiente, realizará o JUNHO AMBIENTAL.
O evento acontecerá durante todo o mês de junho, com atividades em diferentes pontos da cidade. O JUNHO AMBIENTAL tem o intuito de reunir a população maracanauense, através de atividades diversificadas, em prol de uma reflexão ativa da responsabilidade de todos com o Meio Ambiente, com foco na importância do município de Maracanaú para o desenvolvimento sustentável.
Durante o mês do JUNHO AMBIENTAL estima-se um público de 300 mil pessoas que irão comparecer e participar das atividades.
Confira a programação completa do Junho Ambiental.
RUMO À BRASÍLIA
Organizada pela Confederação Nacional de Municípios (CNM), a 13ª Marcha em Defesa dos Municípios que começou ontem (18) em Brasília e vai até amanhã (20), reune milhares de prefeitos, vereadores, secretários, ministros e o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva.
Além dos debates e das reivindicações dos gestores municipais, neste ano o evento oferece um painel de discussões com os prefeitos e também entre os pré-candidatos à Presidência da República.
Numa série de nove perguntas com temas relacionados ao Pacto Federativo, Educação e Saúde Pública os pré-candidatos à Presidência: Dilma (PT), Serra (PSDB) e a Marina (PV) irão responder e mostrar suas propostas e projetos.
Em ano eleitoral, cada prefeito que chega com o pires na mão, tem uma certeza: não volta com ele vazio. O governo federal, deputados e senadores não permitirão que seus conterrâneos voltem de mãos vazias.
terça-feira, 18 de maio de 2010
MICHEL TEMER, O VICE
Por unanimidade a Executiva Nacional do PMDB confirmou o nome do deputado federal e presidente nacional, Michel Temer como candidato a vice-presidente na chapa da petista Dilma Rousseff.
segunda-feira, 17 de maio de 2010
QUEM QUER DINHEIRO !!!
A Assembleia Legislativa de São Paulo coloca em votação nesta semana, pela segunda vez, um projeto polêmico de autoria do deputado estadual Uebe Rezeck (foto), do PMDB.
O projeto prevê para os 645 prefeitos do Estado o pagamento de 13º salário e férias remuneradas. O argumento do deputado Rezeck para tal projeto de lei é que, os deputados já recebem. Na visão do deputado, os prefeitos também devem receber.
CNT/SENSUS: DILMA TEM 35,7% E SERRA 33,2%
Pesquisa divulgada pelo CNT / Sensus, nesta segunda-feira (17), encomendada pela Confederação Nacional dos Transportes (CNT) mostra pela segunda vez a pré-candidata à Presidência da República, Dilma Rousseff (PT) à frente do pré-candidato José Serra.
Seguindo a mesma tendência apontada pela pesquisa Vox Populi no fim de semana, o levantamento do Instituto Sensus. Segundo a pesquisa, a petista Dilma tem 35,7% da preferência, seguida do tucano José Serra com 33,2%. Marina Silva do Partido Verde tem 8%.
domingo, 16 de maio de 2010
CONVOCAÇÃO VERDE
O Partido Verde (PV) realizou neste domingo (16), em Nova Iguaçu, baixada fluminense o lançamento da pré-candidatura à Presidência da República da senadora Marina Silva (AC) e anunciou também o nome do vice, o empresário Guilherme Leal.
Foi Marina quem anunciou Leal, o empresário afirmou: “Não foi uma decisão fácil (aceitar a candidatura), mas essa convocação é impossível de ser negada”, disse Leal: “é com enorme satisfação, entusiasmo e senso de grande responsabilidade que aceito o convite do PV”.
Ao lado de Marina Silva e Guilherme Leal estavam o ex-ministro da Cultura, Gilberto Gil, o deputado federal e pré-candidato ao governo do Rio, Fernando Gabeira, o poeta amazonense Thiago Melo, a cantora Adriana Calcanhoto e uma plateia de verdes.
“Meu ingresso na vida política e minha falta de experiência me deixam sem a fluidez de discurso que tem Marina, Gabeira, e outros companheiros, mas a emoção é grande”.
PARABÉNS!!!
Determinado e competente, Lúcio Alcântara tem contribuído muito com os cearenses. Um gestor exemplar, seja nas esferas municipal, estadual ou federal.
Quando foi deputado federal e senador, representou com maestria o povo cearense e o estado do Ceará em Brasília.
Muita paz, saúde, amor e felicidade! Lúcio Alcântara, 67, Parabéns!!!
VOX POPULI: DILMA TEM 38% E SERRA 35%
Segundo o Instituto Vox Populi, Dilma tem 38% das intenções de voto, em empate técnico com Serra que aparece com 35%. A margem de erro é de 2,2% para mais ou para menos.
A pré-candidata Marina Silva (PV), aparece com 8%. Percentual idêntico atribuido a ela em janeiro pelo mesmo Vox Populi.
sábado, 15 de maio de 2010
SÉRGIO GUERRA, O VICE
A chapa puro-sangue do PSDB à Presidência da República está praticamente pronta e o nome do vice será divulgado nos próximos dias.
A desistência do tucano Aécio Neves, fez o partido migrar para o ninho de outro tucano, o presidente nacional do partido, o senador Sérgio Guerra (PE).
A confirmação de Guerra como vice de Serra, injeta ânimo nos tucanos no nordeste e também fortalece a candidatura do serrista Jarbas Vasconcelos (PMDB) ao governo de Pernambuco.
Sem poder contar com o mineiro, Serra volta a mirar o nordeste, onde ele está cerca de 10 milhões de votos atrás da petista Dilma Rousseff.
CONDENADO PELO STF
O Supremo Tribunal Federal (STF) condenou nesta semana o ex-prefeito de Caucaia (CE) e atual deputado federal, José Gerardo Arruda (foto), do PMDB, pela prática de crime de responsabilidade.
Segundo a denúncia, o então prefeito Zé Gerardo Arruda teria aplicado em construção de passagens molhadas os recursos transferidos pelo Ministério do Meio Ambiente ao município para a construção de um açude público.
A ação penal foi motivada pelo Ministério Público Federal (MPF), com base em desvio de finalidade de aplicação de verbas federais.
A pena de dois anos e dois meses de detenção, em regime inicialmente aberto, foi substituída por um abono pecuniário no valor de 100 salários mínimos a entidades assistenciais, e multa.
Com a condenação, o deputado pode ficar inelegível nas eleições de outubro próximo, por causa da proposta Ficha Limpa, que será votada na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado, na próxima quarta-feira.
sexta-feira, 14 de maio de 2010
quinta-feira, 13 de maio de 2010
MARINA SILVA - AMOR
A pré-candidata do Partido Verde, Marina Silva esteve ontem (12), em Natal (RN) e recebeu o título de Cidadão Norte-rio-grandense e Natalense.
Em discurso, Marina falou sobre a importância da educação, cordel e o desejo de se alfabetizar e terminou falando sobre o amor pela família, a humanidade e a política.
“O amor por uma pessoa que não é acompanhado pelo profundo amor pela humanidade pode ser tudo menos amor”. Com essa frase Marina Silva explica como achou alento na psicanálise quando se viu questionada sobre sua dedicação intensa à política.
quarta-feira, 12 de maio de 2010
LULA NO SBT BRASIL

ENQUETE
O blog realizou nos últimos dez dias a enquete Em quem você vota para presidente da República? Confira o resultado:
Marina Silva (PV) com 50,34%, José Serra (PSDB) com 28,19% e Dilma Rousseff (PT) com 18,79%.
Para os internautas 0,67% vota Nulo, 1,34% vota em Branco e 0,67% vota em Outros candidatos.
terça-feira, 11 de maio de 2010
MÚLTIPLA ESCOLHA
Em noite de autógrafos do livro Múltipla Escolha de Lya Luft, na Livraria Cultura, em Porto Alegre, a governadora do Rio Grande do Sul, Yeda Crusius (PSDB) prestigiou o lançamento da escritora gaúcha.
Secretários de Estado, deputados e autoridades se juntaram com mais um aglomerado de pessoas que estiveram na livraria para adquirir o livro que reflete temas atuais como juventude, velhice, comunicação virtual, são alguns dos temas abordados.
segunda-feira, 10 de maio de 2010
MORRE EX-PREFEITO DE PACATUBA
O ex-prefeito do município de Pacatuba (CE), Raimundo Célio Rodrigues (foto), 61 anos, faleceu nesta segunda-feira (10), vítima de uma parada cardíaca, no Hospital Albert Einstein, em São Paulo.
O velório ocorre na residência da família, no Sítio Itapagibe, no distrito de Pavuna, a partir das 7h desta terça-feira (11). O sepultamento será no fim da tarde, em Fortaleza.
domingo, 9 de maio de 2010
PSDB PAULISTA LANÇA ALCKMIN AO GOVERNO
Com a presença de líderes tucanos como FHC, Serra e o presidente nacional do partido, senador Sérgio Guerra (PE), o PSDB paulista lançou Geraldo Alckmin ao governo paulista.
Num palco que reuniu o ex-governador de São Paulo, Orestes Quércia (PMDB) e o prefeito Gilberto Kassab (DEM).
A união do PSDB paulista foi pregada por todos os tucanos: Serra, FHC e Alckmin. Num discurso mais ofensivo, FHC disse que o país de “mãos limpas”
Serra também fez um discurso contudente:“Governo não é curso de graduação, que a gente ganha e vai ficar aprendendo no governo aquilo que vai ter que fazer, enquanto as necessidades da população ficam sem atenção”.
Alckmin fez vários elogios a Serra. “Podemos nos orgulhar do que cada governo tucano fez até agora. Covas ajustou as finanças do Estado. Assumi um Estado sadio e avançamos. O Serra avançou ainda mais, com sua competência, trabalho e dedicação à causa pública”.
sábado, 8 de maio de 2010
DENTES AFIADOS
Da coluna Radar da revista Veja
Ciro Gomes saiu de férias, mas deixou cães de guarda cearenses prontos para morder. Desde que ele foi escanteado, sua ex-mulher Patrícia Saboya, seu irmão Ivo Gomes e seu braço direito, Oman Carneiro atacam o PT cearense dia e noite. Não poupam nem Dilma Rousseff.
sexta-feira, 7 de maio de 2010
LOTADO
quinta-feira, 6 de maio de 2010
PRIMEIRO ENCONTRO
Serra foi hostilizado por um grupo de professores da rede estadual, que estão em greve há quase um mês. O tucano teve que entrar pelo estacionamento, a entrada principal estava os professores que impediram a passagem do presidenciável. Para chegar ao auditório e não ser agredido, Serra foi escoltado por policiais militares.
Numa plateia formada por cerca de 400 prefeitos e ex-prefeitos mineiros, a pré-candidata Dilma Rousseff do PT enfrentou vaias. No debate os pré-candidatos responderam quatro perguntas e tiveram mais 10 minutos para falar livremente.
Marina, a pré-candidata do PV, foi a única ovacionada no debate entre os pré-candidatos à Presidência da República.
MARINA SILVA NO JORNAL DA GAZETA
GAROTO HOMOFÓBICO
O pré-candidato ao governo Fluminense, Anthony Garotinho, vem sendo acusado de incentivar a homofobia. Garotinho tem realizado por todo o estado, atos que oficiosamente tem caráter religioso, mas na prática, servem como palanque.
Garotinho é evangélico e num evento realizado semana passada na Baixada Fluminense aproveitou para alfinetar seus adversários que são a favor da união civil entre pessoas do mesmo sexo: “O Gabeira e o Sérgio Cabral são a favor. O governador patrocina Parada Gay em Copacabana”, disse.
O ex-governador estava acompanhado do cantor gospel Emanuel de Albertin que soltou a pérola: "Se Deus fizesse o homem para casar com homem, não seria Adão e Eva, teria feito Adão e Ivo".
A procuradoria regional eleitoral do Rio de Janeiro já anunciou que vai acionar o TRE para impedir que Garotinho continue usando esses eventos religiosos para fazer campanha eleitoral antecipada.
Em nota, entidades LGBT lamentaram os discursos preconceituosos e a postura do ex-governador “que sintetiza em sua fala o mesmo preconceito que leva a violência e morte de centenas de homossexuais em nosso país”.
quarta-feira, 5 de maio de 2010
FICHA LIMPA
O texto base do projeto Ficha Limpa foi votado na Câmara e agora segue para o Senado. Com 377 votos a favor, dois contras e duas abstenções, os parlamentares rejeitaram a retirada da principal característica do projeto: tornar inelegível o candidato condenado por órgão colegiado judicial (tribunal de justiça estadual ou federal). Leia mais.
REAJUSTE
Sob pressão popular a Câmara aprovou reajuste de 7,71% para os aposentados. A votação agitou o Congresso Nacional nesta terça-feira (4). Em ano eleitoral, não faltou parlamentar “preocupado” com os pensionistas e aposentados.
Mas uma meia dúzia votou contra, talvez preocupados de onde os recursos vão sair para cobrir o rombo da Previdência Social. Nem se importaram em ficar “bem na foto” com o eleitor.
O segundo round acontece no Senado e o governo poderá impedir o reajuste.
Confira abaixo como votou a bancada cearense:
A favor do reajuste de 7,71%
Ariosto Holanda (PSB) Sim
Arnon Bezerra (PTB) Sim
Chico Lopes (PCdoB) Sim
Flávio Bezerra (PRB) Sim
Gorete Pereira (PR) Sim
José Linhares (PP) Sim
Leo Alcântara (PR) Sim
Manoel Salviano (PSDB) Sim
Marcelo Teixeira (PR) Sim
Mauro Benevides (PMDB) Sim
Raimundo Gomes de Matos (PSDB) Sim
Vicente Arruda (PR) Sim
Contra o reajuste de 7,71%
Paulo Henrique Lustosa (PMDB) Não
José Pimentel (PT) Não
José Guimarães (PT) Não
Eugênio Rabelo (PP) Não
Eunício Oliveira (PMDB) Não compareceu
Zé Airton (PT) Não compareceu
Eudes Xavier (PT) Não compareceu
Zé Gerardo Arruda (PMDB) Não compareceu
Aníbal Gomes PMDB Não compareceu
TÍTULO DE ELEITOR
O prazo para os cidadãos que ainda não solicitaram o seu título de eleitor, ou que desejam transferir o domicílio, termina hoje, 5 de maio.A data também é o limite para quem precisa fazer a revisão dos dados eleitorais.
O primeiro turno das Eleições 2010 ocorre no dia 3 de outubro, quando acontecem as eleições gerais para presidente da República, governadores, senadores, deputados federais, deputados estaduais e distritais.
Vá ao cartório eleitoral mais próximo e deixe tudo em ordem. Faça parte dessa eleição é histórica.
VIA TWITTER
Marina Silva, pré-candidata do Partido Verde à Presidência da República também estará no Ceará no dia 23 de maio, para receber Título de Cidadã Fortalezense, na Câmara Municipal.
terça-feira, 4 de maio de 2010
segunda-feira, 3 de maio de 2010
MENTIRA
Pergunto: quando o segundo irmão era prefeito de Sobral, em sua propaganda anunciava os recursos enviados pelo Governo do Estado?
domingo, 2 de maio de 2010
A DEMOCRACIA AGRADECE
Especulações e balões de ensaio deram o tom da política local nos últimos meses, porém, sem fatos concretos.
Começam a surgir opções reais
O vereador fortalezense, Marcelo Mendes (PTC), a partir de semana, coloca em campo sua pré-candidatura ao Governo do Estado do Ceará. Mendes é advogado e administrador de empresas e público, foi Secretária da Regional VI de Fortaleza e Secretaria Regional do Patrimônio da União no Ceará.
Com pouco mais de um ano de mandato e com uma rica produção parlamentar, Mendes, é reconhecido pela imprensa nacional com um dos vereadores mais atuantes do Brasil. O parlamentar já apresentou mais de duzentos projetos de lei, configurando-se como um dos destaques da Câmara de nossa capital.
Em tempo: Marcelo Mendes, entre outros partidos, tenta viabilizar uma composição do seu PTC com PR (Lúcio Alcântara) e PPS (Alexandre Pereira).