terça-feira, 31 de julho de 2012
O NOVO E O VELHO
CIRO, O TRAIDOR
Por Eugênia Lopes do O Estado de S. Paulo
O presidente do PSDB em Minas Gerais, Marcus Pestana, reagiu ontem às declarações do ex-ministro Ciro Gomes (PSB), que declarou apoio à reeleição da presidente Dilma Rousseff em 2014.
"O ex-ministro Ciro Gomes é um traidor, está no ostracismo e não esconde o incômodo com a projeção nacional do ex-governador de Minas, o senador Aécio Neves (PSDB-MG), e do presidente nacional do PSB e governador de Pernambuco, Eduardo Campos."
Em entrevista ao Estado, Ciro se disse decepcionado com o tradicional aliado, Aécio, e defendeu que o PSB só entre na corrida presidencial em 2018. "O Ciro está incomodado com a projeção do Aécio e do Eduardo e com o seu papel marginal na política", afirmou Pestana.
Aécio trabalha pela reeleição do socialista Marcio Lacerda, que foi secretário executivo de Ciro Gomes no Ministério da Integração Nacional. Na última hora, o PT desistiu de manter o apoio à candidatura de Lacerda e lançou Patrus Ananias na corrida pela prefeitura da capital mineira.
"Quem rompeu com o Marcio foi o PT, que quis vampirizar o PSB", disse Pestana. "Não me venha o Ciro falar que a intransigência foi do Aécio."
Pestana acusou Ciro de ter "traído" o ex-governador Tasso Jereissati (PSDB-CE), que o lançou na política. "Ciro traiu o povo do Ceará" ao ceder aos apelos de Lula e mudar seu domicílio eleitoral para São Paulo, em 2009."
sábado, 28 de julho de 2012
SÓSIAS ELEITORAIS
DOLLY, SEU AMIGUINHO
O candidato do PRB à Prefeitura de São Paulo, Celso Russomanno, usou o seu mandato quando era deputado federal para defender o empresário Laerte Codonho, que foi condenado à prisão pela Justiça por crime contra a ordem tributária e hoje é o seu sócio. É o que informa a reportagem deste sábado dos jornalistas
CARTILHA LGBT
MARINA ROUBA A CENA
Marina Silva rouba a cena da presidente Dilma Rousseff em Londres. Entre as surpresas guardadas a sete chaves pelos organizadores dos Jogos estava a participação de Marina entre as personalidades mundiais para carregar a bandeira olímpica no estádio em Londres. Apresentada como” líder e referência na luta pela proteção ao meio ambiente”, Marina não disfarçava o entusiasmo ao terminar de carregar a bandeira.
MARATONA FOTOGRÁFICA
Do blog do Fernando Rodrigues
Apesar da expectativa de ser liberado pelos médicos em 6.ago.2012, o ex-presidente Lula já terá um dia corrido por causa da campanha eleitoral na próxima 2ª feira (30.jul.2012). Ele reunirá no hotel Mercure do Ibirapuera, em São Paulo, cerca de 120 candidatos a prefeito em um café da manhã. Fará sessão de fotos e gravará vídeos com alguns dos presentes.
O PT espera 84 candidatos petistas no encontro. Foram chamados todos os candidatos em capitais, em cidades com mais de 200 mil habitantes e em municípios estratégicos de regiões metropolitanas, por exemplo.
Entre os petistas estão confirmados Fernando Haddad, candidato em São Paulo, e Nelson Pellegrino, que disputa a Prefeitura de Salvador. Dos aliados, confirmaram presença, segundo a assessoria do PT, Vanessa Grazziotin (PC do B), de Manaus, Valadares Filho (PSB), de Aracaju, e Luana Ribeiro (PR), de Palmas.
Chama a atenção na lista de confirmados Gustavo Fruet, ex-deputado federal pelo PSDB do Paraná e que foi até 2010 uma das vozes mais críticas ao PT no Congresso Nacional. Agora ele está filiado ao PDT e tenta ser prefeito de Curitiba com o apoio justamente da cúpula petista.
Fruet conseguiu essa aliança porque o casal de ministros Gleisi Hoffmann (Casa Civil) e Paulo Bernardo (Comunicação) enxergam em sua eventual vitória uma chance de enfraquecer o inimigo em comum: o governador Beto Richa (PSDB) que, em 2014, provavelmente tentará se reeleger enfrentando Gleisi.
sexta-feira, 27 de julho de 2012
PARTIDO PIRATA
O Partido Pirata do Brasil (PPBr) finalmente iça as velas. Em atividade desde 2007, o grupo determinado a levar a bandeira da internet para a política dará o primeiro passo nesta para se tornar, oficialmente, um partido nesta semana. O processo só deve ser concluído no ano que vem, tornando reais as chances de haver candidatos piratas disputando as eleições em 2014. Saiba mais.
quinta-feira, 26 de julho de 2012
A MULHER QUE ERA O GENERAL DA CASA
O jornalista Paulo Moreira Leite reuniu em livro um conjunto de nove reportagens que publicou, entre 1995 e 2009, em diferentes veículos de comunicação.
São perfis, atualizados e revisados, de pessoas que se destacaram de alguma maneira na luta pelo fim do regime militar.
Em meio ao tremendo esforço coletivo que livrou o País daquele período de violência e injustiças, elas encarnaram, em algum momento, a consciência democrática do País.
O resultado é positivo. Além de conter boas histórias individuais, A Mulher que Era o General da Casa funciona como um bom painel do período. Também é oportuno.
Estimula reflexões no momento em que a Comissão Nacional da Verdade desenvolve esforços para mostrar a história real do regime, enfrentando a oposição de grupos que qualificam seu trabalho de revanchista. Leia mais.
60 ANOS SEM EVITA
Em 26 de julho de 1952, há 60 anos os argentinos choravam a morte de Evita Perón, conhecida como Evita, a filha mais ilustre da Argentina. Atriz, Evita se tornou uma líder política em seu país, quando casou com o general Juan Domingo Perón e se tornou primeira-dama da Argentina. Clique aqui e saiba mais.
quarta-feira, 25 de julho de 2012
LEMBRANDO PEDRO LAVANDEIRA
Há 9 anos, os sobralenses perderam um dos maiores poetas populares, Pedro Lavandeira. Mestre na arte de transformar grandes sucessos musicais em memoriáveis músicas de campanha política da família Prado, Pedro Lavandeira deixou o legado da amizade, fidelidade e honestidade.
Para lembrar Pedro Lavandeira, esse grande poeta popular, o blog Sou Chocolate e Não Desisto posta a música que seu irmão, o poeta e cantor Zé Lavandeira fez para homenagear o saudoso irmão. Clique aqui e ouça outras músicas memoráveis das campanhas pradista, na voz de Pedro Lavandeira.
segunda-feira, 23 de julho de 2012
AGORA É QUE SÃO ELAS
quarta-feira, 11 de julho de 2012
ZÉ PRADO, 81 ANOS
terça-feira, 10 de julho de 2012
DE ZÉ PRA ZÉ...
segunda-feira, 9 de julho de 2012
REVOLUÇÃO CONSTITUCIONALISTA, 80 ANOS
A Revolução Constitucionalista de 1932 completa 80 anos hoje. É o maior feriado cívico do Estado de São Paulo, onde os paulistas homenageiam os combatentes da Revolução Constitucionalista de 1932, que ficou conhecida como Guerra Paulista.
Com o rompimento da chamada “política do café com leite”, em 1929, entres os Estados de Minas Gerais e São Paulo, desencadeou a Revolução de 1932.
Em reação ao fim da política do café com leite, os estados de Minas Gerais, Paraíba e Rio Grande do Sul lideraram o movimentou que culminou no Golpe de 1930.
Os paulistas saíram derrotados do embate, mas não se pode dizer que foi em vão; em 1934 sob pressão social o governo de Getúlio Vargas criou uma nova Constituição Federal.
quinta-feira, 5 de julho de 2012
VALEU, ANTONIO SIMÃO!
SOBRAL, 239 ANOS
FATOS E VERSÕES
quarta-feira, 4 de julho de 2012
QUEM DERA SER UM PEIXE...
O último fim de semana foi marcado por convenções partidárias em todo o país, a maioria ocorreu sem nenhum incidente, mas no Crato (CE), na região do Cariri a convenção do PSB, partido do governador Cid Gomes, o clima esquentou com a agressões e zombaria.
Um grupo de estudantes da URCA (Universidade Regional do Cariri) se reuniu no Crato Tênis Clube e uma comissão com o governador Cid Gomes na sede da URCA, que recebeu uma pauta de reivindicações expondo o descontentamento com a precária situação que passa a universidade.
Mas o governador neo-socialista se irritou quando um estudante questionou sobre a escassez de verbas para a Instituição e reclamou dos recursos destinados à construção de um aquário, em Fortaleza. Alguns manifestantes estavam com cartazes com frases referente a obra faraônica que está sendo construída na capital.
Como mostra o vídeo acima, o governador que sempre menosprezou a educação, saúde e segurança, respondeu aos manifestantes do jeito Ferreira Gomes de ser: com ironia e deboche. "...Então, não aceito provocação, podem ficar com os cartazezinhos aí de "quem dera ser um peixe, quem dera ser um peixe...Tibunguem ali no Canal...”
Nas redes sociais circula uma foto onde aparece o ex-tudo, Ciro Gomes numa suposta agressão física a um dos estudantes. Ele teria agredido ainda uma estudante. A imprensa de Sobral abafou o caso, os blogs, a maioria de vassalos dos senhores feudais, não postaram uma linha. Nem na base do ‘copia e cola’.
A comprometida grande mídia também não divulgou o episódio, saiu apenas em um ou dois veículos, porém, fizeram de forma que não desagradasse a Santíssima Trindade; colocando-os como vítimas de baderneiros.
Ainda bem que vivemos na era das redes sociais, onde fica impossível amordaçar e esconder ações tão estapafúrdias como essa. Mas não se engane, não é a primeira vez e nem será a última que os nômades da política cearense agem assim.
NA CACHOEIRA DAS OPORTUNIDADES
Mais um político envolvido em maracutaia, o prefeito de Palmas (TO), Raul Filho, do PT foi flagrado em vídeo prometendo ‘oportunidades’ ao contraventor do momento, Carlos Augusto Ramos, o Carlinhos Cachoeira. As promessas de oportunidades eram em troca de doações para a campanha de 2004.
Filho firmou seis contratos de R$ 119 milhões com a Delta Construções, empresa de Cachoeira que está no olho furacão da CPI do Cachoeira por suspeita de envolvimento com vários políticos que tinham contratos suspeitos em várias cidades do país.
As relações perigosas da empresa de Cachoeira com políticos de todos os níveis demonstram que a Delta tem ramificações por todos os lados. A ganância pelo poder se soma aos inescrupulosos políticos que ainda existem e que torna o Brasil em um verdadeiro antro da corrupção. Leia mais.
terça-feira, 3 de julho de 2012
LIVRE, LEVE...
Às vésperas do julgamento do mensalão, que ocorrerá em agosto deste ano, o Superior Tribunal de Justiça (STJ) livrou o vice-líder do governo, o deputado José Guimarães (PT-CE), de envolvimento no episódio que ficou conhecido como ‘dólares na cueca’.
O episódio que ocorreu há sete anos, onde um assessor do deputando federal, José Guimarães (PT-CE) foi preso no aeroporto de Congonhas (SP) com US$ 100 mil escondidos na cueca, e mais R$ 209 mil numa maleta de mão, na hora que embarcava para Fortaleza.
A decisão do STJ enche de esperança os outros 39 envolvidos no escândalo e que se sentirão dignos de complacência dos ministros da Suprema Corte, com ampla certeza de que, talvez a maioria seja absolvida, deixando o brasileiro de bem, mais envergonhado e com índice alto em descredito na Justiça.
segunda-feira, 2 de julho de 2012
PEÑA NIETO, NOVO PRESIDENTE DO MÉXICO
CIDADE DO MÉXICO - O Partido Revolucionário Institucional (PRI), que governou o México pela maior parte do século 20, proclamou vitória na eleição presidencial de domingo, encerrando um período de 12 anos na oposição, após uma campanha dominada pelas preocupações econômicas e a guerra contra o tráfico de drogas. A amostragem, conhecida como contagem rápida dos votos, foi elaborada pelo Instituto Federal Eleitoral (IFE), o órgão reitor do pleito.
Com a promessa de restaurar o crescimento econômico, o candidato Enrique Peña Nieto conquistou uma vantagem clara sobre seus adversários nas pesquisas de boca-de-urna e numa contagem inicial dos votos realizada pelas autoridades eleitorais.
Apesar de os principais concorrentes terem afirmado que ainda é cedo demais para reconhecer a derrota, Peña Nieto, de 45 anos, realizou um discurso da vitória à noite saudando seus eleitores, e uma importante autoridade eleitoral disse que a vantagem do candidato do PRI é irreversível.
"Os mexicanos deram uma nova chance ao nosso partido. Vamos honrar os resultados", disse um visivelmente emocionado Peña Nieto aos seguidores na sede do PRI, na Cidade do México.
Eleitores em festa comemoraram com cartazes com caricaturas de seu candidato e bandeiras com as cores vermelho, verde e branco -- da bandeira do México e também do partido.
O presidente Felipe Calderón, que está deixando o cargo, saudou Peña Nieto pela vitória, que representou uma volta por cima para o PRI.
Com retornos de mais de dois-terços das urnas, Peña Nieto tinha 37 por cento dos votos, mais de quatro pontos percentuais à frente do adversário de esquerda Andrés Manuel López Obrador.
Projeções iniciais da emissora de TV Milenio indicaram que o PRI não conseguiu votos suficientes para formar maioria absoluta tanto no Senado como na Câmara.
Da Agência Reuters
domingo, 1 de julho de 2012
PLANO REAL, 18 ANOS
Lançado no dia 1º de julho de 1994, o Plano Real está completando neste domingo (1º) 18 anos de implementação. De acordo com o Ministério da Fazenda, a inflação estava em torno de 50% ao mês em junho de 1994 e baixou para 1,7%, nos primeiros meses de 1995. O ministério registra ainda que o plano entrou em vigor em um momento “quando há 35 anos não se registravam taxas tão reduzidas de inflação”. Além de baixar a inflação, o plano tinha como objetivo enunciado promover o desenvolvimento econômico.
A inflação elevada durante a vigência do cruzeiro real, moeda vigente até então, motivava a necessidade de reajuste quadrimestral de salários, com base na inflação do período. Em alguns quadrimestres, os salários reajustados chegavam a dobrar seu valor nominal. O plano ainda trocou o cruzeiro real pelo real. Antes, houve um período de transição com a atualização monetária por meio da Unidade Real de Valor (URV), que convertia os valores ainda cobrados em cruzeiro real.
Com a estabilização da inflação, o Brasil adotou, em 1999, o regime de metas da inflação, que estabelece percentuais mínimo e máximo para a variação de preços. Em 2005, o Banco Central (BC) definiu a meta de 4,5% para a inflação anual até 2014. Em 2005, o resultado apurado ao final do ano foi 5,69%. Em 2006, caiu para 3,14%; em 2007 para 4,46%; em 2008 subiu para 5,9%; em 2009 caiu para 4,31%; em 2010 se elevou a 5,91%; e, em 2011, atingiu o teto da meta, 6,5%.
Para 2012, levando em conta projeções do mercado financeiro, o BC elevou em 0,3 ponto percentual, no último dia 28, a projeção para a inflação medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), estipulando a previsão em 4,7%. O cenário foi desenhado com base em uma taxa de câmbio de R$ 2 e na meta da taxa básica de juros, a Selic, de 8,5% no ano.
Agência Brasil
PARA PENSAR E AGIR
Por Marta Suplicy publicado na Folha de S. Paulo
São Paulo vive situação dramática. Só neste ano foram assassinados 40 policiais, todos fora de serviço. Vários ônibus foram incendiados numa possível ação orquestrada contra o comando das autoridades policiais. Isso sem falar dos arrastões a restaurantes e prédios.
É nesse contexto de agravamento da violência, tanto na região metropolitana quanto no restante do Estado, que se inserem os casos de violência contra a mulher.
De setembro de 2011 a maio deste ano, tivemos 55.174 casos de mulheres vítimas de lesão corporal dolosa e, destes, 34.906 casos foram no interior --dados da Secretaria da Segurança Pública.
Estudo do Instituto Sangari indica que a violência doméstica ainda é a maior causa de assassinatos de mulheres no Brasil (em São Paulo, em 2010, 663 morreram). Enquanto os homens morrem nas ruas, as mulheres morrem e são agredidas dentro de suas casas.
A Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) que investiga a violência contra a mulher vem apurando denúncias de omissão em diversos Estados brasileiros.
Em São Paulo, Franco Montoro foi pioneiro com a criação da Delegacia da Mulher. Entretanto, quando se aprofunda a questão, as ações são gotas d'água num oceano de problemas --que os números mostram que só se agravaram nas últimas décadas, sem empenho realmente sério por parte do Estado diante dos fatos.
Não existe um programa de atendimento integrado às vítimas e há somente uma Delegacia de Defesa da Mulher com atendimento 24 horas! Mais grave, não existe orçamento nem a devida contrapartida do recurso federal.
As verbas federais para ações de combate à violência contra a mulher não têm sido aplicadas com a transparência necessária pelo governo estadual. Em um Estado com 645 municípios, só existem 34 equipamentos específicos para atendimento às vítimas. O problema das mulheres agredidas e assassinadas tem sido tratado como ocorrência pouco importante ou relevante.
Fico pensando quantos desses que batem em mulher ou quantos assaltantes que estão fazendo da vida do paulista um inferno não são fruto de lares violentos. De mulheres espancadas, humilhadas e abandonadas à própria sorte. Que não tiveram assistência nem oportunidade para tentar, com seus filhos, uma vida melhor. Que, por circunstâncias, não conseguiram criar cidadãos.
Embora 70% das situações de violência contra a mulher ocorram na residência da vítima, esse não é um problema que será resolvido dentro de casa. O Estado tem que estar presente: na infância, prestando assistência às mães, ou, depois, construindo cadeias. Os resultados e diagnósticos da CPMI, se levados a sério, podem fazer diferença.