A ministra da Cultura, Marta Suplicy, participou, na noite
desta segunda-feira (28), da abertura da edição 2014 da Campus Party. Para uma
plateia formada por adeptos da tecnologia, a ministra apresentou as iniciativas
do MinC para o fomento da Cultura Digital e dos empreendimentos criativos:
"Vocês são o novo na Cultura. Nós acreditamos na Cultura Digital! Criem
muito, façam muito. Participem dos editais!", disse Marta.
A ministra anunciou o lançamento, pelo MinC, nesta
segunda-feira, do edital que vai selecionar 52 empreendedores criativos
brasileiros para participar do 1˚ Mercado das Indústrias Culturais do Mercosul,
na Argentina.
O edital abre uma oportunidade para empreendedores que atuam
com jogos digitais, aplicativos, artes cênicas (dança, circo e teatro),
audiovisual, design, moda, artesanato, literatura e música, perfis muito
próximos ao público que participa da Campus Party: geeks, nerds,
empreendedores, gamers, cientistas e muitos outros criativos que se reúnem para
acompanhar centenas de atividades sobre Inovação, Ciência, Cultura e
Entretenimento Digital.
Segundo a organização do evento, 8000 pessoas devem ficar
alojadas em barracas de acampamento durante o evento que terá cerca de 80% da
programação desta edição - que inclui palestras, debates e oficinas - com foco
em empreendedorismo.
As inscrições para o edital estão abertas entre 27 de
janeiro e 12 de março. Além dos 52 empreendedores selcionados, serão
contempladas também quatro apresentações musicais e três desfiles de moda.
Parceria MinC e MCTI
Em sua fala, Marta ainda lembrou outras iniciativas inéditas
em parceria entre Ministério da Cultura e o Ministério da Ciência, Tecnologia e
Inovação (MCTI).
A estratégia abrange um amplo leque de programas
estruturantes, dentre os quais a ocupação de 100 Telecentros dos Centros
Educacionais Unificados - CEUs; o lançamento do Cultura sem Fronteiras; a
criação de 30 Arranjos Produtivos Locais intensivos em cultura; o Programa
Estratégico de Software e Serviços; e a abertura de 15 Centros Vocacionais
Tecnológicos - 10 intensivos em cultura e 5 específicos da indústria do
carnaval -, com foco em capacitação tecnológica e ampliação da participação da
juventude na economia criativa.
"Estive semana passada com o ministro da Ciência e
Tecnologia, Marco Antonio Raupp, para mais parcerias, na área do audiovisual",
afimou Marta. Ela anunciou o interesse dos ministérios em formar um comitê
interministerial para implantação do Canal da Cultura, para transmissão de
produções culturais e programas regionais.
Outra pauta entre MinC e MCTI é aprimorar o tráfego de
conteúdo audiovisual via protocolo IP (internet). "Queremos digitalizar
acervos e distribuir conteúdos brasileiros pela internet. Ter também uma rede
universitária de cinemas digital. Já temos o sistema funcionando em seis
universidades federais e a intenção é expandir em espaços como os CEUs",
informou Marta.
Com informações do site do Ministério da Cultura
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