sábado, 22 de agosto de 2015

PRIVATIZE JÁ!

Por Caio Rocha, professor de História, via Facebook
Diante dos casos de corrupção que assolam a nação, a única solução plausível para acabar com futuros novos escândalos de desvios em empresas públicas é simplesmente privatizá-las.

Nesta cultura de corrupção que impera no país, é muita ingenuidade achar que nossos governantes, em impávido gesto altruísta, vão gerir estatais sem esperar ganhar algo em troca pelo "engrandecimento da pátria".
O que o Brasil ganha com uma Petrobrás, Eletrobras, BNDES, Banco do Brasil, Caixa Econômica dentre outras pertencendo ao Estado brasileiro? Uma retração de 1,75% do PIB? É preciso sepultar a Era Vargas neste país urgentemente, antes que nos tornemos uma Grécia.
Se estas empresas estivessem em mãos privadas, não estaríamos todos nós sendo penalizados com desemprego, desaceleração econômica, juros altos e inflação batendo nos dois dígitos. Obviamente estas reformas estruturais fariam do país uma praça de guerra.
Que ponham o exército e a polícia então em frente à Bolsa de Valores de SP com toneladas de gás lacrimogênio para conter a turbulência prevista, mas é necessário desestatizar estas companhias.
Temos de acabar com o nefasto monopólio petrolífero da Petrobras, que regula os preços dos combustíveis neste país e deixar a operação de prospecção e distribuição para empresas nacionais ou internacionais especializadas.
O mesmo quanto ao setor bancário: a capitalização do BNDES para financiar projetos empresariais de achegados do governo no Brasil e em países alinhados à filosofia do Itamaraty veio através de operações de emissões de títulos da dívida pública que pagam juros elevados. Ou seja, nós contribuintes estamos sendo espoliados pelo Estado à serviço de partidos políticos e magnatas de diversas áreas econômicas!
É preciso fechar estes ralos de corrupção mastectomizando a 'vaca' pra nenhum bezerro mamar nela.
Bookmark and Share

Nenhum comentário:

Postar um comentário