Prefeito Greca sofre derrame e é internado às pressas em Curitiba
A prefeitura de Curitiba informou em nota na tarde desta terça-feira (20) que o prefeito Rafael Greca, de 65 anos, sofreu um acidente vascular cerebral isquêmico pela manhã. De acordo com a assessoria, ele passa por exames médicos no Hospital Nossa Senhora das Graças e está internado para observação, sem ter apresentado comprometimento cognitivo ou motor.
Seu estado é estável e o problema foi considerado “leve”. De acordo com os médicos, Greca encontra-se clinicamente alerta, em bom estado geral, com sinais vitais estáveis, participativo e dialogando. O prefeito segue em observação no hospital.
A isquemia cerebral, ou Acidente Vascular Cerebral Isquêmico (AVCI), também conhecido por derrame, é causado pela falta de sangue em uma área do cérebro por conta da obstrução de uma artéria. O AVCI pode deixar sequelas que podem ser leves e passageiras ou graves e incapacitantes. As mais frequentes são paralisias em partes do corpo e problemas de visão, memória e fala.
Os fatores de risco para o AVC podem ser considerados modificáveis (controlados com mudanças no estilo de vida ou medicamentos) ou não modificáveis. Como sintomas são registradas fraqueza ou adormecimento em apenas um lado do corpo, dificuldade para falar e/ou entender coisas simples, engolir, andar e enxergar, tontura, perda da força da musculatura do rosto ficando com a boca torta, dor de cabeça intensa e perda da coordenação motora. Os sinais acontecem de forma súbita e podem ser únicos ou combinados, segundo material disponível no site do Hospital Albert Einstein.
Nenhum comentário:
Postar um comentário