Morreu na noite de ontem (13), o ex-prefeito de Piracicaba Adilson Maluf. Ele tinha 78 anos. A causa da morte ainda não foi revelada.
Maluf atuou como chefe do Executivo em dois períodos, pelo extinto partido MDB (Movimento Democrático Brasileiro): entre 1973 e 1977 e, depois, de 1983 a 1988. Os dois mandatos foram durante a ditadura.
Na sua primeira gestão, em 1974, Maluf reverteu a água dos rios Jaquari e Atibaia, principais formadores do Rio Piracicaba, para o Sistema Cantareira, que abastece atualmente 364 municípios paulistas, incluindo a capital. Foi um marco para a época.
Segundo depoimento do próprio ex-prefeito para a TV Câmara, o Rio Piracicaba, na época, já era impróprio para o abastecimento da cidade. “Em 1969, a cidade se mostrava contrária ao Sistema Cantareira. Como recém-formado em engenharia, participei de uma reunião conturbadíssima em Piracicaba com representantes do Governo do Estado de São Paulo”, recordou-se ele. “Quando terminei meus dois mandatos, a cidade toda tinha água”, completou.
Ao assumir a Prefeitura, o abastecimento de água chegava a aproximadamente 60% das residências, com tratamento de 20% do esgoto gerado. “A água do rio Piracicaba era de péssima qualidade”, contou Maluf.
Nenhum comentário:
Postar um comentário