quarta-feira, 17 de abril de 2024

O MAGO DAS NOVELAS

O mago das novelas – Benedito Ruy Barbosa, 93 anos

Hoje é dia de parabenizar o mago das novelas, Benedito Ruy Barbosa, que completa 93 anos. Benedito Ruy Barbosa nasceu em 17 de abril de 1931, em Gália, interior de São Paulo. Filho de imigrantes italianos, começou a carreira como jornalista e publicitário.

Benedito chegou à dramaturgia com a peça Fogo Frio. A estreia como autor de telenovelas se deu com Somos todos irmãos (TV Tupi, 1966), uma livre adaptação de A Vingança do Judeu.

Com conhecimento de causa, Benedito Ruy Barbosa sabe como ninguém prender a atenção do telespectador com sua abordagem da vida rural, interiorana e cultura dos caboclos e a imigração italiana no Brasil.

Por onde passa, o mago das novelas é sucesso de audiência e crítica, foi assim quando escreveu Os Imigrantes, na TV Bandeirantes (1981) e o grande sucesso Pantanal, na TV Manchete (1990).

Benedito só escrevia novelas para o horário das seis na Globo quando apresentou sinopses para o outro horário a emissora dos Marinho não acreditou e Benedito mudou de emissora e para surpresa da TV Globo, o que tinha sido recusado se tornaria sucesso nas concorrentes e viram a audiência da Vênus Platinada despencar vertiginosamente.

Após o grande sucesso de Pantanal – que, por várias vezes bateu a Globo em audiência, Benedito volta para a Globo e escreve sua primeira novela no horário das 8, Renascer, que abordava a crendice popular – que também esteve presente em Paraíso, de 1982 – e a cultura do cacau na Bahia de todos os santos.

Depois do estrondoso sucesso de audiência em Renascer (1993), Benedito nos brinda com mais uma obra impecável, O Rei do Gado (1996), Terra Nostra (1999) e Esperança em 2002. Esses últimos três trabalhos, o majestoso Benedito abordou a imigração italiana no Brasil.

Atualmente, Benedito tem se dedicado mais a supervisão de seus trabalhos que tem virado remake como aconteceu com Cabocla, Sinhá Moça e Paraíso, foram adaptados por suas duas filhas Edmara e Edilene Barbosa.  A adaptação de Meu Pedacinho de Chão, Benedito disse que não se tratava de um remake.

Uma das peculiaridades desse colossal dramaturgo é que, diferentemente dos outros grandes autores de novelas brasileiras que escrevem suas tramas com co-autores, Benedito Ruy Barbosa escreve suas novelas sozinho, aceita apenas a consultoria de textos e pesquisas das filhas Edmara e Edilene Barbosa.

O último trabalho de Benedito Ruy Barbosa foi a novela “Velho Chico”, que teve como cenário, o Rio São Francisco, carinhosamente chamado de “Velho Chico”.

Sinônimo de sucesso, as novelas de Benedito Ruy Barbosa voltaram à tela da Globo no "Vale a pena ver de novo" e, para alegria dos noveleiros, duas novelas dele tiveram remakes, foram adaptadas pelo neto do autor, Bruno Luperi, que deixou o avô Benedito cheio de orgulho da releitura de sua obra.

Luperi reescreveu o rameke de Pantanal, em 2022, sucesso retumbante. Acrescentou ingredientes novos, aproximando telespectador para os dias atuais, mas sem perder a essência do folhetim original. Não teve erro, foi sucesso do início ao fim !

O segundo remake adaptado por Bruno Luperi  está no ar, é o da novela Renascer. Com bons indíces de audiência (crava todo dia mais 30 pontos). A história de José Leôncio e seus quatro filhos e as fazendas de cacau vai até setembro, quando autor deverá encerrar a trama com chave de ouro. Equanto isso, o avô Benedito assiste tudo direto da sua fazenda em Sorocaba, interior de São Paulo.

Bookmark and Share

Nenhum comentário:

Postar um comentário