segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

AI-5, 42 ANOS !!! CÁLICE

Em 13 de dezembro de 1968, há 42 anos entrava em vigor o Ato Institucional nº 5(AI-5), criado pelo governo militar do general Costa e Silva. O AI-5 ficou conhecido como o golpe dentro do golpe. Era o mais abrangente e autoritário de todos os outros atos institucionais, e na prática revogou a constituição de janeiro de 1967, que porventura ainda pudessem ser utilizados pela oposição, além de reforçar os poderes do regime militar.

A música Pra não dizer que não falei das Flores, de Gerando Vandré virou o hino contra as repressões e atrocidades cometidas nos anos de chumbo. Entre dezenas de músicas que, de forma subliminar furavam o bloqueio da censura e denunciavam o regime militar, há Cálice, de Chico Buarque e o O Bêbado e o Equilibrista, de João Bosco e Aldir Blanc.

Quantos lutaram, outros morreram para que fosse possível vivermos hoje numa democracia. A luta serviu para nos mostrar que jamais podemos desistir. É preciso não esquecer o passado para evitar erros futuramente. Para homenagear esse momento de luta o Blog escolheu Cálice. Veja o vídeo no You Tube.

Bookmark and Share

Nenhum comentário:

Postar um comentário