sábado, 10 de novembro de 2012

OS VENCEDORES


O site Congresso em Foco que faz cobertura jornalística do Congresso Nacional, criou o Prêmio Congresso em Foco com intenção de dar mais visibilidade ao trabalho de deputados e senadores que se destacaram positivamente na ótica dos jornalistas e dos leitores do site. Neste ano, o prêmio chaga a sua 7ª edição e a entrega aconteceu no último dia 8 de novembro, em Brasília.
O prêmio tem duas etapas de votação: na primeira, os jornalistas – neste ano foram 186 – que cobrem o Congresso Nacional escolhem os 25 deputados federais e dez senadores que, no seu entender, melhor representaram a população no Parlamento neste ano.
Também fazem a pré-seleção dos parlamentares que mais se destacaram nas seguintes áreas: defesa da democracia, combate à corrupção, defesa da educação, promoção da saúde, defesa do meio ambiente. Na segunda etapa, considerada a decisiva, a votação é feita através da internet por leitores do site.
Os jornalistas participantes votaram nas categorias gerais – “melhores deputados” e “melhores senadores” –  e especiais, descritas abaixo. Os 25 deputados federais e dez senadores mais votados nas categorias gerais e os cinco parlamentares mais votados em cada uma das categorias especiais passam à segunda etapa de votação, na internet.
Na Câmara Federal, o deputado eleito em 2012 foi o deputado Jean Wyllys, do PSOL do Rio de Janeiro.  Primeiro parlamentar homossexual a se eleger defendendo a causa LGBT, Jean Wyllys foi escolhido pelos internautas como o deputado que melhor representou os interesses da população na Câmara em 2012.
No Senado,  o veterano senador Eduardo Suplicy, do PT de São Paulo foi eleito o melhor senador de 2012. Suplicy, pós-doutor em Economia, descendente de uma tradicional família de origem italiana está há mais de duas décadas no Senado – ocupa o cargo de senador desde 1º de fevereiro de 1991, são três mandatos consecutivos.
Bookmark and Share

Nenhum comentário:

Postar um comentário