segunda-feira, 18 de maio de 2020

DIÁRIO DA CRISE LVIII

Do Blog do Gabeira

Hoje foi dia de boa notícia no front internacional. Um laboratório chamado Moderna, nos EUA, anunciou os primeiros resultados de sua vacina contra o coronavírus.

A experiência foi feita com um número reduzido de pessoas. Todas apresentaram anticorpos contra o coronavírus. A experiência será estendida a um grupo de 600 voluntários.

Estão em ritmo acelarado.

Foi dia de reunião mundial da OMS. Alguns países europeus, França e Alemanha, estão falando na vacina como um bem global, que deverá estar ao alcance de todos.

É preciso combinar com os americanos, como antes precisávamos combinar com os russos.

O general Eduardo Pazuello falou pelo Brasil. É o Ministro da Saúde interino. Ignorou a gravidade da crise nacional, a cloroquina que é o grande tema de debate aqui. Mas falou no apoio do Brasil à cooperação internacional na luta contra a pandemia. É um ponto positivo.

Todo mundo ficou esperando o vídeo da reunião do Conselho de Governo. Aquele vídeo que Sérgio Moro aponta como uma prova de que Bolsonaro queria intervir na Policia Federal.

O vídeo será divulgado? Na íntegra ou em partes? Não sei. É possível que venha até proibido para menores de 14 anos: há muitos palavrões.

Preciso achar tempo para fazer algumas coisas, pesquisas, sair mentalmente do Brasil. É que as vezes, o ritmo nacional me cansa.

Tirei duas horas para ler o que me interessa e acho que vou ver outro filme se sobrar energia à noite.

Não se trata apenas de sair do Brasil. Sair da situação.  Aqui em casa toda manhã reclamamos que isto não é um sonho. Sempre acordamos com a mesma tragédia do coronavírus aqui e no mundo.

Estamos nos transformando no epicentro mas o corona avança na Rússia sobretudo no seu lado asiático.

As primeiras imagens de gente nos parques, de máscaras e mantendo o distanciamento social, já animam, embora isto não seja precisamente o futuro que sonhei. Gosto de cumprimentar e abraçar, isto não acontecerá tão cedo.

Lembro-me dos tempos da política. Nos dias de corpo a corpo, cumprimentava mais de 300 pessoas. Estoquei cumprimentos ao longo da vida.

Mas ainda assim sinto falta de tocar em algumas pessoas. Ficaria contente com um racionamento mas nunca com a supressão completa.

Bookmark and Share

Nenhum comentário:

Postar um comentário