sábado, 30 de maio de 2020

DIÁRIO DA CRISE

Do Blog do Gabeira

Diário da Crise LXX

Hoje é sábado, um dia muito especial nos Estados Unidos. A semana foi de protestos, incêndios e quebradeiras. O governador de Minesota espera que o movimento seja muito mais intenso hoje.

Trump decidiu acionar o Exército pois a Força Nacional não deu conta, foi ultrapassada pelos manifestantes em número cada vez maior.

A onda de protestos percorre os Estados Unidos. Alguns já ligam a morte de George Floyd, o negro assassinado, às mortes dos negros com Covid19. Não consigo respirar  – esta frase ecoa pelo país e unifica a morte de Floyd com as outras.

O Cvid19 pode ser combatido com vacina mas o racismo é algo que leva décadas para ser vencido.

Passei a manhã lendo e achei que curioso que o matador, o policial Derek Chauvin e Loyd tenham trabalhado numa mesma casa noturna de Mineapolis. Provavelmente não tenham interagido naquela época.

Também no Brasil o número de negros e pardos mortos na pandemia de Covid19 são maioria. São dados do Ministério da Saúde.

O número de pessoas que se declaram negras cresceu muito de 2012 para 2018. Hoje temos uma população negra assumida de 19 milhões de pessoas. Somados aos classificados como pardos formam a maioria.

Um dos pontos em discussão nos EUA que certamente pode interessar no Brasil é o papel do presidente Trump comparado com o de outros presidentes que viveram crise semelhante.

Trump se apresenta como um guerreiro e não um conciliador, alguém que busca a luta e não a paz. Muito possivelmente suas insinuações de que a multidão amotinada deveria ser tratada a tiro colocou lenha na fogueira.

É muito cedo para saber onde tudo isso vai parar. Mas é hora de estudar o caso americano e aprender com ele, pois os problemas são semelhantes. E os estilos presidenciais, infelizmente, também são parecidos.

O foguete especial Space X foi lançado com dois tripulantes a bordo. Um terraplanista escreveu hoje: gastam fortunas para nos convencer que a terra é redonda, usando truques sofisticados de computação. Não vamos nos calar.

Bravo.

Bookmark and Share

Nenhum comentário:

Postar um comentário