domingo, 31 de maio de 2020

DIÁRIO DA CRISE

Do Blog do Gabeira

Diário da Crise LXXI

Domingo de muito trabalho. Não houve futebol mas as torcidas levaram a emoção para as ruas.

Consegui descer com meu banquinho para tomar um pouco de sol. Mas foi tudo. Nem pude cuidar direito de postar as fotos no Instagram.

As manifestações em São Paulo terminaram com violência. As torcidas organizadas lutavam pela democracia.

Mas seu estilo representa apenas uma parte mas não todo movimento democrático. Durante a semana, ele se manifestou mais no campo virtual, através de manifestos de juristas do Manifesto Basta,  grupos como Estamos Juntos ou Somos 70 por cento.

Já vi manifestações em São Paulo, recentemente são mais maduras.

Segui com os moradores de Paraisópolis até o Palácio Morumbi, cobrindo seu protesto.

Tanto os manifestantes como a PM tinham uma comissão de negociação. Entre os manifestantes era um grupo de negociadores mais algumas pessoas encarregadas de filmar tudo.

Quando o movimento democrático ganhar as ruas, creio que saberá respeitar as regras do distanciamento social, como fizeram recentemente manifestantes em Israel.

De qualquer forma, observei que no Rio começou também o movimento de defesa da vida negra, com o mesmo slogan dos Estados Unidos.

Observei também que a PM separando grupos bolsonaristas e antibolsonaristas, no Rio e em SP, sempre se coloca de costas para os bolsonaristas e de frente para os opositores.

Muita coisa se movendo num país em quarentena e que lidera o número diário da contaminações, avançando para 30 mil mortes.

Imaginem o que não seria sem quarentena.

Por hoje paro aqui. Soube que Crivella iria liberar o exercício e enchi o pneu da bicicleta. Mas acho que vai ser adiado para 8 de junho. Espero então sentado no meu banquinho azul.

Bookmark and Share

Nenhum comentário:

Postar um comentário