O setor público brasileiro cultiva a tradição perniciosa de levar mais
a sério as metas de gasto do que as metas de desempenho. Estas são descumpridas
sem a responsabilização de autoridades; aquelas se perenizam e só mudam para
maior.
Na terça-feira (21), a Câmara dos Deputados aprovou o aumento da
participação federal no Fundeb, o fundo da educação básica; no dia seguinte,
chegou ao Congresso a documentação relativa à Política
Nacional de Defesa, que, entre outras muitas considerações, propõe elevar o
gasto das Forças Armadas a 2% do Produto Interno Bruto.
Na argumentação do ministro da Defesa, general Fernando Azevedo, o
dispêndio atual “não é condizente à estatura do país”. O patamar mencionado
corresponde à meta da Otan, a aliança militar ocidental —só cumprida, diga-se,
por 7 dos 30 membros do grupo.
Nunca faltam exemplos para justificar a necessidade de mais verbas. As
Forças reclamam das más condições de seus equipamentos —como outros setores
apontam as deficiências nacionais em ensino, saúde, segurança, cultura. Menos
confortável é mostrar o que se realiza com o dinheiro hoje disponível.
O Ministério da Defesa desembolsou R$ 109,9 bilhões em 2019, sem
considerar despesas financeiras. O montante, que faz do orçamento da pasta o
terceiro maior da Esplanada, equivale a 1,5% do PIB.
Praticamente três quartos dos recursos, R$ 80,5 bilhões, foram
destinados ao pagamento de pessoal —e, desse valor, nada menos que R$ 47,7
bilhões se consumiram com inativos e pensionistas.
Sobrerrepresentados
no governo Jair Bolsonaro, os militares conseguiram uma reforma mais amena
de seu regime previdenciário, o mais generoso do serviço público.
No ano passado, cada segurado militar custou ao Tesouro Nacional, em
média, R$ 121,2 mil acima das receitas de contribuições. Com os servidores
civis, o gasto per capita foi de 71,6 mil; com os beneficiários da iniciativa
privada, R$ 6.900.
Em troca de alguma redução em seus privilégios de aposentadoria, as
Forças Armadas obtiveram vantagens salariais que, só neste ano, contam com R$
4,7 bilhões previstos na lei orçamentária.
Elevar as despesas com defesa ao nível pleiteado pela corporação,
superior ao verificado em países como a Alemanha e a França, significaria
desembolso adicional de R$ 35 bilhões anuais, mais do que se aplica no Bolsa
Família.
No Brasil de descalabro orçamentário agravado pela pandemia, gastos federais contidos a duras penas por um teto constitucional, carências sociais urgentes e infraestrutura precária, trata-se de péssima opção de política pública.
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