sexta-feira, 22 de março de 2024

O MINISTRO E A SOBREVIVENTE

Bernardo Mello Franco, O Globo

O encontro de Lewandowski com a sobrevivente do atentado a Marielle

Fernanda Chaves criticou governador do Rio e ouviu promessa que caso será solucionado "em questão de dias"

Um dia depois de anunciar que a delação de Ronnie Lessa foi homologada, o ministro Ricardo Lewandowski recebeu a única sobrevivente do atentado que matou a vereadora Marielle Franco e o motorista Anderson Gomes.

Assessora do PSOL, Fernanda Chaves acompanhou deputados do partido em audiência com o ministro. “Ele não me conhecia. Ficou claramente impactado quando me apresentaram”, conta.

“Comecei dizendo que a homologação foi a notícia mais importante desde a prisão dos dois executores. Sobretudo para quem acompanha este processo como vítima de tentativa de homicídio e sobrevivente”, afirma.

Fernanda relatou a Lewandowski que o atentado de 2018 mudou sua vida para sempre. “Quando você não sabe de onde veio, não sabe do que se proteger”, explica. “Saber que um dos investigados tem foro no STF me causa ainda mais ansiedade, já que trabalho há anos no meio político. Isso significa que circulo entre figuras que podem estar comprometidas no crime.”

A ex-assessora de Marielle aproveitou a reunião para fazer críticas ao governador Cláudio Castro. Afirmou que as investigações sofreram interferência política no Rio e só voltaram a avançar no ano passado, quando a Polícia Federal entrou no caso por ordem do então ministro Flávio Dino.

“Tinha acabado de ver que o governador havia chamado as notícias sobre a delação de ‘fofoca jurídica’. O ministro respondeu: ‘Pois é, eu também li essa besteira’”, conta.

Além de mudar sua rotina para seguir protocolos de segurança, Fernanda passou os últimos anos preocupada com a vida dos criminosos que tentaram matá-la. Temia que eles fossem alvo de queima de arquivo para não revelarem os mandantes do atentado.

“A gente nunca saberia quem mandou matar a Marielle”, afirma. “A violência contra as mulheres na política é uma ameaça crescente. E a impunidade só encoraja os criminosos que continuam ameaçando deputadas, vereadoras e militantes”, acrescenta.

No fim da conversa, Lewandowski afirmou que os mandantes do atentado serão anunciados “em questão de dias”. Depois de seis anos de espera, a sobrevivente diz que saiu confiante. “Não sei se sou muito esperançosa, mas sempre acabo criando expectativa.”

Bookmark and Share

Nenhum comentário:

Postar um comentário