sábado, 22 de dezembro de 2018

MORRE DURVAL FERRAZ

Cláudio Teran, Facebook
Uma das pessoas mais gentis que conheci partiu na noite da sexta-feira 21.12) o ex-vereador e professor Durval Ferraz, aos 70 anos.
A morte encerrou seu sofrimento. Acamado há três  anos ele sofria de uma doença neurológica muito grave e degenerativa, que o afastou de tudo. Dada a fragilidade contraiu uma pneumonia que encerrou sua história neste plano.
A CARREIRA
Durval foi um petista raíz. Entrou para a política via militância estudantil. Professor de História, foi um dos primeiros quadros do PT a vencer uma eleição em Fortaleza, tornando-se vereador.

E se destacou na oposição ao PMDB e ao então Prefeito Juracy Magalhães. Durval comandou a primeira CPI a desnudar a prática do prostiturismo em Fortaleza, com repercussão nacional.
Em seus quatro mandatos criou a Comissão de Direitos Humanos da Câmara Municipal, e foi a primeira voz a defender as chamadas minorias através da atuação parlamentar.
Na esteira do sucesso dele na política, o PT foi conseguindo eleger quadros como João Alfredo; Nelson Martins; Luizianne Lins; Arthur Bruno; José Maria Pontes, entre outros.
Durval tentou ser deputado estadual em duas ocasiões, sem sucesso. Depois que deixou a Câmara ao perder a quinta tentativa de reeleição, serviu como secretário da Educação na cidade de Horizonte.
E também deu aulas de Religião em escolas de Fortaleza, adepto que era da chamada Teologia da Libertação. Desiludido com o PT trocou o partido pelo PSB no declínio de sua liderança.
EPITÁFIO
Guardarei de Durval Ferraz a gentileza e a refinada educação que lhe saltava dos olhos, e bastava olhar para ele. Distinto por excelência,  convivia com os adversários políticos sem perder a leveza e a fleuma inabaláveis.
"Vai chegar um tempo em que a compra de votos vai tornar a política um vale tudo sem credibilidade e tomada por oportunistas", dizia Durval no final dos anos 80. A frase eu guardo de lembrança das muitas entrevistas que ele me concedeu.
SERVIÇO RELIGIOSO
O velório ocorre a partir das 8 horas deste sábado (22.12). O enterro será às 11 horas, no Cemitério Jardim Metropolitano...
Bookmark and Share

Nenhum comentário:

Postar um comentário