Em um excelente
ensaio, que deveria ser lido por todos, publicado na Veja, o Professor Claudio
de Moura Castro descreve de uma forma raramente vista, a importância da
educação para o desenvolvimento de cada país. Como se fizessemos uma
conspiração contra o Brasil, a mente brasileira impede o salto na educação
brasileira.
Mesmo aqueles que se
dedicam e defendem a educação, lutam para sair da tragédia, não para o Brasil
dar o Salto na educação: ficarmos entre os melhores do mundo e oferecermos a
mesma qualidade independente da renda e do endereço da criança, desCEPlizar e
DesCFPlizar a educação.
Na última terça
feira, na Assembléia do movimento Todos pela Educação foi dito que uma das
nossas tarefa é convencer a população brasileira, a Mente do Brasil”, de que:
Nesta Era do
Conhecimento, educação não é apenas um direito de cada pessoa, mais ainda,
educação é o motor do Progresso.
É possível, em um
prazo de anos, o Brasil ter uma educação tão boa quanto as melhores do mundo,
ficarmos e entre as primeiras classificações no PISA.
Que negar educação
de qualidade para uma criança por causa de sua renda ou endereço impede o
progresso econômico e social, impede aumentar a renda nacional e de
distribui-la com justiça, conforme o talento da pessoa.
A maior tarefa dos
que desejam fazer do Brasil um país educado é convencer o Brasil de que é
preciso e é possível fazer isto, apesar de que em “nossa mente” estão
entranhadas quatro ideias: a) nossa vocação é para o futebol, não para a
inteligência, para as quadras, não para as escolas; b) escola com qualidade não
é possível para todos, como antes não era para os escravos agora não seria para
os pobres; c) que o motor do progresso está na economia e não na base da
economia que é a educação; d) que a distribuição de renda passa antes pela
distribuição do conhecimento, pelo cérebro antes do bolso, pela escola antes do
banco, e pelo boletim escolar antes do contracheque.
*Cristovam Buarque é
ex-senador
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