Hannah Arendt (1906-1975), a filósofa judia de origem alemã
que cunhou o conceito de “banalidade do mal” no livro Eichmann em Jerusalém,
criou grande polêmica ao afirmar que a massificação da sociedade gerou uma
multidão incapaz de fazer julgamentos, aceitando e cumprindo ordens sem
questionar. Por essa razão, Adolf Eichmmann, raptado pelos serviços secretos
israelitas na Argentina em 1960, e julgado em Jerusalém (caso que a filósofa
acompanhou de corpo presente no tribunal, numa reportagem para a revista The
New Yorker), não é tratado como um monstro. Ela o considerou apenas um funcionário
zeloso que foi incapaz de resistir às ordens que recebeu, embora fosse um dos
responsáveis pela execução da chamada “solução final”, o Holocausto.
Arendt escandalizou a comunidade judaica ao citar exemplos
de judeus e instituições judaicas que se submeteram aos nazistas ou cumpriram
as suas diretivas sem questionar. A autora de As origens do totalitarismo; A
condição humana; Sobre a violência; e Homens em tempos sombrios merece ser
revisitada nesses momentos nebulosos que a sociedade brasileira atravessa, a
propósito da citação de trechos do ideólogo nazista Joseph Goebbels pelo
dramaturgo Roberto Alvim, recém-exonerado do cargo de secretário de Cultura do
governo Bolsonaro por esse motivo.
Discípulo de Olavo de Carvalho, gozava de grande prestígio junto
ao chefe do governo, a ponto de o presidente Jair Bolsonaro, numa live, na
quinta-feira passada, ter afirmado: “Ao meu lado, aqui, o Roberto Alvim, o
nosso secretário de Cultura. Agora temos, sim, um secretário de Cultura de
verdade. Que atende o interesse da maioria da população brasileira, população
conservadora e cristã”.
O vídeo de inspiração nazista de Alvim foi o auge de uma
série de fatos nos quais o ex-secretário procurou implantar uma política
cultural reacionária, de inspiração — agora está comprovado — nazista. Num
vídeo institucional, o dramaturgo interpretou o papel do ministro da propaganda
nazista, tendo a Cruz de Lorena como insígnia no cenário; como trilha sonora, a
ópera Lohengrin, de Richard Wagner, compositor favorito de Adolf Hitler. O mais
grave foi ter utilizado o conceito de cultura de Goebbels, num trecho de sua
fala, na qual imitava o ar sisudo do político nazista: “A arte brasileira da
próxima década será heroica e será nacional, será dotada de grande capacidade
de envolvimento emocional, e será igualmente imperativa, posto que é
profundamente vinculada às aspirações urgentes do nosso povo — ou então não
será nada”.
Bagrinho
O texto original de Joseph Goebbels, reproduzido numa biografia do historiador alemão Peter Longerich, fica comprovada a citação sem referência ao autor, é claro, porque aí também já seria bandeira demais: “A arte alemã da próxima década será heroica, será ferreamente romântica, será objetiva e livre de sentimentalismo, será nacional com grande pathos (potência emocional) e igualmente imperativa e vinculante, ou então não será nada”. Ocorre que, como sabemos, essas coisas não passam despercebidas no mundo da cultura. Goebbels foi o que seria hoje o marqueteiro de Hitler, montou uma máquina de propaganda formidável, responsável pela tal “banalização do mal”. Seu fanatismo era tanto que foi nomeado seu sucessor por Hitler, antes de se suicidar; Goebbels preferiu seguir o exemplo do chefe, mas antes matou a mulher e os seis filhos.
O texto original de Joseph Goebbels, reproduzido numa biografia do historiador alemão Peter Longerich, fica comprovada a citação sem referência ao autor, é claro, porque aí também já seria bandeira demais: “A arte alemã da próxima década será heroica, será ferreamente romântica, será objetiva e livre de sentimentalismo, será nacional com grande pathos (potência emocional) e igualmente imperativa e vinculante, ou então não será nada”. Ocorre que, como sabemos, essas coisas não passam despercebidas no mundo da cultura. Goebbels foi o que seria hoje o marqueteiro de Hitler, montou uma máquina de propaganda formidável, responsável pela tal “banalização do mal”. Seu fanatismo era tanto que foi nomeado seu sucessor por Hitler, antes de se suicidar; Goebbels preferiu seguir o exemplo do chefe, mas antes matou a mulher e os seis filhos.
Goebbels tinha o cargo de chefe de propaganda do Partido
Nazista e foi protagonista da tomada do poder em 1933, ao conseguir convencer a
opinião pública de que Hitler era a melhor opção para aquele momento. Como
ministro da Informação e Propaganda, atuou para que os meios de comunicação
social e as instituições culturais difundissem o ideal nazista, sendo
responsável por convencer a sociedade alemã de que os crimes cometidos pelo
nazismo, como a “noite dos cristais”, eram justificáveis. Na ocasião, em 1938,
foram destruídas sinagogas, casas e lojas de judeus. E era o começo do
Holocausto.
Voltando ao tema da banalidade do mal, Alvim nem de longe
pode ser comparado a Goebbels. Chefiava o Centro de Artes Cênicas (Ceacen) da
Funarte, quando declarou apoio ao então candidato do PSL. Com as devidas
ressalvas, seu papel é mais semelhante ao de Adolf Eichmmann, o burocrata que
mandava os judeus para os campos de extermínio. Faz parte do grupo de bagrinhos
das mais diversas áreas que ocupam cargos importantes no governo por afinidade
ideológica ou mero oportunismo, para cumprir ordens, mas descambou do
conservadorismo dos costumes para o discurso do ódio. Quando estava na Funarte,
Alvim costumava destacar a necessidade de se combater o “marxismo cultural”,
uma expressão amplamente utilizada na Alemanha nazista. Viu seu prestígio com
Bolsonaro aumentar ao atacar, com ofensas, a atriz Fernanda Montenegro.
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