sexta-feira, 3 de abril de 2020

BOLSONARO, PEGA A VISÃO

Mirian Guaraciaba, Blog do Noblat – VEJA  
“Vamos enfrentar o problema? Ou o problema é o presidente? Tem que trocar de presidente e resolve tudo?” Finalmente, o Capitão teve um raciocínio lógico. É claro, óbvio, Capitão, o problema da crise não é só o coronavirus. O maior problema é você, trapalhão sem caráter.
“Mulher está apanhando em casa. Por que isso? Em casa que falta pão, todos brigam e ninguém tem razão. Como é que acaba com isso? Tem que trabalhar, meu Deus do céu! É crime trabalhar? Vai morrer gente? Vai. Todo mundo vai morrer um dia. Essa crise é uma fantasia, um resfriadinho. Moro é egoísta, não ajuda na crise. Estou de saco cheio do Mandetta”. Pode não parecer, mas são frases do Presidente da República.
Tirânico e opressivo por natureza, Bolsonaro usa o coronovirus para justificar a violência doméstica. Então, o homem bate em mulher porque está à toa. Nem o conservador mais caduco aceitaria tal tese. Respondendo brevemente aos seus comentários: Crime não é trabalhar, crime é não proteger a população. Sim, vai morrer muita gente, e os cadáveres estarão no seu colo. De saco cheio estamos nós, Capitão, de tantas barbaridades. Quanto ao Moro, o problema é todo seu.
Coletânea de pensamentos do Capitão nos últimos dias dá o quadro do mais sórdido de todos os presidentes das repúblicas, e não repúblicas. Bolsonaro é o extrato de tudo o que não precisávamos nesse momento trágico. Burro ou cruel? Canalha ou idiota? Faltam adjetivos para o comportamento indizivel do Presidente da República.
Bolsonaro continua brincando com a fantasia da gripezinha. A constrangedora cena da entrevista coletiva nessa segunda, com seis ministros de estado, no Palácio do Planalto, apenas com o objetivo de ofuscar o protagonismo de Luiz Henrique Mandetta, disse muito sobre sua personalidade primitiva. Mostra o Capitão que a política é mais importante que vidas a serem salvas.
Para nossa sorte – em parte, e por enquanto – Mandetta parece firme em alguns princípios. Confuso, às vezes. Contraditório, em outras. Não bate de frente com Bolsonaro. A politica também fala alto na vida de Mandetta. Mas bate na tecla do isolamento, do não contato social, e defende as regras técnicas e cientificas ditadas pela OMS. Ufa.
O Ministro da Saúde elogiou atos de governadores combatidos por Bolsonaro, reafirmou a vida em primeiro lugar. Mandetta precisa ficar. Entre o sim e o não, se patinamos com ele, sem ele corremos o risco de afundar. Ainda não chegamos ao pico da pandemia. Só de pensar, arrepia.
Bolsonaro precisa sair, para a saúde de todos e felicidade de grande parte da Nação. Não tem moral, musculatura, capacidade para governar o país sem crise. Mostra-se totalmente incompativel com o Brasil da pandemia. Retire-se, disse a Folha de SPaulo, em editorial. Os panelaços respondem todos os dias a sua pergunta: o problema, sim, é você, presidente. Se toca, Capitão. Se toca, mané. Pega a visão.
Mirian Guaraciaba é jornalista
Bookmark and Share

Nenhum comentário:

Postar um comentário