Tem gente com carro financiado em 77 prestações, comendo
arroz puro, que se enxerga no rico, mas não vive a vida dele
Eu curto ouvir ideia de roda de favela. No domingo, dia 4,
fui votar nas Quadras, onde nasci, favela dentro da Aldeota, bairro rico de
Fortaleza, e levei minha mãe, Dona Fátima, que sempre vota comigo. Na roda, o
debate era política, e a palavra era polarização. Eu chamo de espetáculo, que
não é o vídeo que chega no celular. É quando ele passa a decidir com quem a
gente conversa, de quem tem medo e em quem vota. O principal desse show não é o
que mostra, é o que esconde.
Tem gente em casa sem banheiro, em rua sem saneamento,
discutindo quem pode usar o banheiro do shopping. Quem mora na favela e quem
mora no prédio ao lado até parecem iguais na passeata. No dia a dia, um é
patrão e o outro é empregado, e não têm as mesmas demandas. O espetáculo cria a
miragem de que são iguais numa sociedade desigual e injusta.
Um se declara pobre de direita, mas quer do
Estado o que a esquerda promete. O outro, de esquerda, chama o vizinho de gado,
mas não aceita crítica nem cobrança. Para alguns, favelado pensar em negócio e
grana é neoliberalismo. Só que parte da favela ainda precisa do Bolsa Família,
e outra quer crédito para abrir negócio. E aí? Esse racha é mais do espetáculo
que da vida real. A direita promete o trabalhador livre para trabalhar, mas sem
garantia. O trabalhador quer a garantia, mas quer prosperar.
A queixa comum eram os boletos. Perguntei quem sabia a taxa
de juros do cartão. Silêncio. Educação financeira ninguém ensinou. Um disse que
é contra o sistema, e perguntei o que é o sistema. O político de estimação dele
está doido por um filé do sistema. O antissistema quer ser sistema. E qual é o
sistema que favorece a gente?
No ônibus lotado, três horas de ida e volta, vão juntos o de
direita, o de esquerda, o umbandista, o crente, o inocente e o safado. A vida
não pode ser algoritmizada. Na vida real, somos todos obrigados a viver as
mesmas situações, acredite cada um no que quiser. O que nos torna comuns é a
realidade. A violência e a polícia tiram vidas na Bahia e em São Paulo,
governos de lados opostos, e a tragédia é a mesma. Tem gente com carro
financiado em 77 prestações, comendo arroz puro, que se enxerga no rico, mas não
vive a vida dele.
Não se trata de saravá ou aleluia, de tambor ou de Bíblia.
Um falou em nome de Jesus e da família, e tive que chamá-lo à razão: família na
favela, muitas vezes, é uma mãe solo se virando, e o rapaz que fala de família
tem um monte de namoradas e vive na casa da luz vermelha. Dona Fátima é
antipolarização: vai aonde o coração dela manda; um dia veste branco, no outro
canta hino no culto da rua com os meninos que saíram do crime.
Enquanto a gente briga por fé e costume, Estados Unidos e
China estão de olho no Brasil. A colonização chega pela dívida, pela tela e
pelo dono do algoritmo. Quero a Netflix e o carro chinês, mas não quero nenhum
dos dois mandando na nossa terra e na Amazônia. Já bastam quase 400 anos de
escravidão.
Poder é coisa de maioria, e a maioria que trabalha e gera a
riqueza não pode aceitar viver do mínimo. O Bolsa Família tem que seguir para
quem precisa, e quem saiu merece apoio para crescer. O direito de votar tem que
estar garantido para ninguém ter poder absoluto. É com essa cabeça que a gente
vai para a urna, e não como plateia apática do espetáculo. Vote como os
políticos fazem: analisando onde há condição de realizar e pensando no
interesse real da sua agenda. Ficou um silêncio pesado na roda de amigos; entre
amigos, não minto, nem para consolar.

Nenhum comentário:
Postar um comentário