terça-feira, 19 de novembro de 2013

OS TEMPOS SÃO OUTROS?

Nessa segunda-feira última passada (18.11.2013), quando da inauguração da nova agência do Banco do Nordeste do Brasil- BNB seccional Sobral, nos deparamos com algo que outrora não era comumente visto por essas terras “Domjosenianas”, barricadas em visita da sua excelência “Ancho-cid”.
Em tempos recentes, não muito distantes presenciava-se e escutava-se o representante maior do Ceará vociferar aos ventos, as ondas sonoras e radiofônicas que andejava, dirigia o próprio carro sem o motorista particular, encaminhava para a Princesa do Norte sempre que precisava “carregar as baterias”, encher-se dos incensos encontrados nesses lados, etc. ao que parece os tempos são outros.
Senão, ensaiando breve histórico dos últimos tempos das idas e vindas oficiais e oficiosas do notável “ancho-cid” FG, pode-se rememorar o seguinte: vaia docente em show na Margem Esquerda, situação constrangedora no Programa Izaias Nicolau (quando da gravação de entrevista anterior sobre data de inauguração do HRN, um ano anterior o referido governante havia prometido entregar a população a obra citada, e mais uma vez fazia nova promessa, adiando a entrega.
Quando foi relembrado na gravação da promessa anterior -confesso que não se tinha presenciado antes situação tão estreita pelo mesmo- esse ficou sem chão), Manifesto de docentes universitários, resultado apertado nas eleições de 2012, etc. Podendo também incluir alguns programas de variadas emissoras radiofônicas local que têm tido coragem de falar abertamente sobre as problemáticas da cidade e do estado. Esse contexto exposto outrora era quase impensado na cidade Pólo da Zona Noroeste do Ceará.
Por conseguinte, essa situação de ver numa vinda a sua terra gentílica em ato inaugural, a sua excelência o Governador do Ceará, ter de se prover de barricadas para se sentir mais confortável, configura-se como no mínimo uma situação que causa estranhamento, que destoa de outrora, o de que causa espécie. Será que desnudaram o monarca? O Déspota já não é mais tão esclarecido? Será que a “Queda da Bastilha alencarina” está às portas?
Não obstante, essas são conjeturas que ficam para os analistas políticos debruçarem-se sobre tal contexto, já para a História e seus profissionais; apenas cabe esperar pela conclusão dos fatos para se desvelar, descortinar a História do Ceará Contemporânea.
Portanto, dialogando com os episódios momentâneos, ao que parecem segundo Charles Thomson: “Novus ordo seclorum” (Uma nova ordem dos tempos) está em processo de formação. A muralha “ancho-cidiana” até então intransponível, já não se apresenta como tal. A porteira ao que se tem visto está escancarada. Quem se habilitará a estabelecer um novo contexto, quem promoverá “Novus ordo”.
Charge do Latuff
Bookmark and Share

Um comentário: