quinta-feira, 2 de abril de 2015

MÍDIA NÃO ALIENA

Caio Rocha, professor de História, via Facebook
Ao meu ver, a mídia brasileira não fabrica fatos. Seleciona dados que são convenientes com suas matrizes ideológicas, sejam estas de situação ou de oposição. Quando o JN ou qualquer periódico 'de direita' expõe dados econômicos negativos divulgados pelo próprio governo federal, não falta com a verdade, embora saibamos que pode-se embutir nestas divulgações uma finalidade.
O mesmo é feito pela Carta Capital e outros da mídia pró-PT: selecionam números que reforcem seus argumentos de que tudo está bem no Brasil ou que suavizem as críticas feitas pelos opositores.
Nunca vi o Planalto pedir direito de resposta por canais divulgarem as projeções de queda na atividade econômica brasileira feitas pelo BC e Ministério da Fazenda resultantes de uma série de equívocos praticados por autoridades fiscais e monetárias, pois sabe bem que esta é uma verdade inconteste e indigesta para quem governa e para quem é governado.
Quando este fato chega aos lares de milhões e cria-se um sentimento de indignação, busca-se desqualificar o veículo que propagou-o e surge o velho desejo de regular a mídia para que os desacertos não contradigam ao poderio midiático da máquina estatal.
Ao leitor ou telespectador de noticiários, cabe formar um ponto de vista com base no que mais de um meio de comunicação noticia.

Charge do Ivan Cabral
Bookmark and Share

Nenhum comentário:

Postar um comentário