sexta-feira, 26 de maio de 2017

MUDANÇAS DRÁSTICAS

Um delírio básico aqui: para um país crescer e sanar todos os problemas da administração pública (Federal ) deve envolver mudanças tão drásticas na previdência ? E por que apenas a massa pobre e aposentada? Os aposentados do Executivo, Legislativo, Judiciário e Militares ficam de fora?  Estranho isso.
Um pensamento de mentalidade pequenina meu:  Essa tal reforma da previdência, em especial a idade para aderir a este provimento advindo de um fundo federal, não deveria passar por uma discussão mais ampla? E com cálculos mais precisos, do que meia dúzia de ratos pingados em Disney, digo Brasília?  E as diretrizes e investimentos de gastos públicos congelados por 20 anos? Como uma nação pode crescer sem investimentos. Aula básica de gestão de custos: Custos é uma coisa e Investimento é outra coisa bem mais coisada.
OBSERVAÇÃO:
Nossa pirâmide etária mudou muito nas últimas décadas: baixou a taxa de fertilidade, ou seja, de 6,21 na década de 60 caiu para 1,79  em 2010 (IBGE).  Somado a violência, consequentemente óbitos, sendo recorrente  a  faixa etária jovem, que preenche esses índices desagradáveis, quem chegar na melhor idade, vai ser um herói.
A população está envelhecendo, mas não vão passar de 100 anos. Realmente cresceu muito, migrou, miscigenou, imigrou, emigrou. Resumindo hoje, somam mais 207,8 milhões (IBGE - 2015), com 18,5 milhões de aposentados, no geral salário mínimo.
Por outro lado, o Estado, não quer enxergar os seus absurdos nos gastos: gabinetes, em cartões corporativos, nas frotas de carros, na quantidade de serviçais no Congresso, no cardápio maravilhoso deles, resumindo, coisa faraônica.
Vejamos um caso apenas (poderia ser a solução): há uma total falta de análise de investimento em ciência e tecnologia, por exemplo, quem conhece Brasília sabe que aquilo acolá é um inferno de seco, e quente. Há épocas do ano que o ar fica tão infernal que o nariz do povo sangra, alguns sangram por outras coisas (rrrrr),continuando, deveriam investir em captação de energia solar daquele abafado Brasília minha linda, nada pessoal. Toda aquela estrutura funcionando é sem dúvidas um peso para o contribuinte.
"Essa" reforma da previdência é de caráter unilateral? Que nem ouso denominar  "envolver" o contribuinte, mas penaliza-lo por apenas existirem? Enquanto, entretanto e porém, alguns grupos econômicos, bancos e etc do etc estão sambando na nossa cara sonegando.
Bruce Sidney Sena Matarazzo é articulista desse blog.
Bookmark and Share

Nenhum comentário:

Postar um comentário