quarta-feira, 2 de agosto de 2017

DENÚNCIA ARQUIVADA

Encerrada a votação do parecer da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) sobre a denúncia contra o presidente Michel Temer, na Câmara. Ao todo, foram 492 parlamentares presentes, 227 votos contrários ao parecer e 263 votos favoráveis ao arquivamento da denúncia que acusa Temer de corrupção passiva, no Supremo Tribunal Federal (STF). Dezoito ausências e duas abstenções.
Para a oposição, formada por sete partidos (PT, PSDB, PSB, PDT, PCdoB, PPS e PHS) conseguir da prosseguimento à denúncia era preciso alcançar a marca de 342 votos, representando dois terços do número total de parlamentares presentes na votação. Já para a base aliada do governo, com 9 partidos (PP, PMDB, PR, PSD, DEM, PTB, PRB, Solidariedade e PSC), era necessário conquistar apenas 172 votos, que foram alcançados mesmo antes do final da votação.
A sessão analisou o relatório apresentado pelo deputado Paulo Abi-Ackel (PSDB-MG) na CCJ, que recomendou a rejeição da denúncia contra Temer, e teve início ainda pela manhã, às 9h. Por volta das 15h30, o placar registrava a presença de 342 deputados no plenário, atingindo o quórum mínimo pra que ocorresse a votação. Até cerca das 19h, horário em que os deputados começaram a votar, os parlamentares apresentaram argumentos favoráveis e contra a denúncia, na tribuna.
Denúncia
Michel Temer foi denunciado por corrpuação passiva ao STF após as delações premiadas da JBS, em que o empresário e presidente do grupo, Joesley Batista, gravou, sem o conhecimento de Temer, uma conversa com ele no palácio do Jaburu. Na gravação, o presidente da república dando aval para a compra de silêncio do ex-deputado Eduardo Cunha.
Além disso, a delação da JBS aponta que Temer destacou o deputado federal Rodrigo Rocha Loures (PMDB-PR) para intermediar interesses do grupo empresarial no Cade, órgão de defesa da concorrência.
Loures, que trabalha com Temer desde que ele ocupava o cargo de vice presidente de Dilma Rousseff, foi filmado recebendo uma mala com R$ 500 mil enviados por Joesley Batista.
Bookmark and Share

Nenhum comentário:

Postar um comentário