sexta-feira, 12 de outubro de 2018

RELEMBRANDO ULYSSES GUIMARÃES

Foi numa tarde chuvosa de segunda-feira, 12 de outubro que desapareceu o “Senhor Diretas”, Ulysses Guimarães. Ulysses Guimarães morreu (desapareceu) em 12 de outubro de 1992, num acidente de helicóptero nos mares do Rio de Janeiro. Era uma segunda-feira, feriado nacional, dia de Nossa Senhora Aparecida, a padroeira do Brasil.
O helicóptero Esquilo, prefixo PT-HMK, que transportava os casais Ulisses Guimarães e Severo Gomes caiu 30 minutos depois de levantar voo em Angra dos Reis, litoral do Rio de Janeiro, com destino a São Paulo.
O grupo retornava de um fim de semana na casa do empresário Luís Eduardo Guinle, no condomínio Portogallo. Severo, ministro da Agricultura do governo Castelo Branco e da Indústria e do Comércio do governo Geisel, rompera em 1977 com o regime militar, em 1979 filiara-se ao MDB e tornou-se um dos grandes amigos de Ulysses.
Durante várias horas a nação viveu a expectativa de que Ulysses poderia aparecer com vida. Em vão. Com lágrimas nos olhos, o presidente da Câmara dos Deputados, Ibsen Pinheiro (PMDB-RS), na terça-feira, dia 13, reconheceu a tragédia.
O Congresso preparou-se para receber os restos mortais do seu mais ilustre personagem. O corpo não foi encontrado, mas a morte foi oficialmente reconhecida. O país entrou em luto.
Se estivesse vivo, Ulysses Guimarães teria completado 99 anos no último dia 6 de outubro. Ulysses nasceu em Itaqueri da Serra, Itirapina (SP), em 6 de outubro de 1916.
Dr. Ulysses era advogado ativo, mas foi na política que se destacou. Ferrenho opositor à ditadura militar, presidiu a Câmara dos Deputados em duas ocasiões distintas e também foi candidato a presidência da República na eleição de 1989.
Bookmark and Share

Nenhum comentário:

Postar um comentário