quinta-feira, 1 de setembro de 2022

'ESTOU FORA DA POLÍTICA'

Do g1 RO

O candidato Ivo Cassol (PP), registrado na disputa ao governo de Rondônia, anunciou a desistência da candidatura nesta quinta-feira (1º). O anúncio foi feito durante uma transmissão ao vivo em sua página oficial no Facebook. A declaração aconteceu um dia antes do fim do julgamento no Supremo Tribunal Federal (STF) que poderia invalidar a candidatura de Cassol (entenda mais abaixo).

"Eu quero dizer para vocês que eu estou fora da política. É a realidade. Saio de cabeça erguida, com dever cumprido. Fiz a minha parte. Eu poderia continuar, não vou continuar porque acho uma humilhação pelo que eu fiz, pelo que eu trabalhei, pelo que eu construí", disse Cassol.

"Eu peço desculpas a muitos de meus amigos que queriam que eu continuasse, mas não vou, gente", afirmou.

Durante a transmissão ao vivo, Ivo Cassol justificou a decisão de sair da política "em respeito ao processo e ao sistema eleitoral do estado de Rondônia".

Também participaram da transmissão o então candidato a vice-governador, José Genaro, e a irmã de Ivo, Jaqueline Cassol.

Intenção de voto

Conforme a pesquisa Ipec divulgada em 24 de agosto pela Rede Amazônica, Ivo Cassol e o atual governador de Rondônia Coronel Marcos Rocha (União) estavam tecnicamente empatados na disputa para o governo do estado, sendo que Rocha lidera a disputa com 30% das intenções de voto e Cassol 29%.

A pesquisa ouviu 800 pessoas entre os dias 21 e 23 de agosto. A margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos, considerando um nível de confiança de 95%.

Julgamento no STF

No dia 4 de agosto, o ministro Nunes Marques, do Supremo Tribunal Federal (STF), havia concedido, de forma monocrática, uma liminar suspendendo os efeitos de inelegibilidade decorrentes da condenação penal contra o ex-governador Ivo Cassol.

Após obter a liminar, Ivo Cassol anunciou candidatura ao governo de Rondônia nas Eleições 2022.

Porém na última sexta-feira (26) começou uma votação no plenário do Supremo Tribunal Federal (STF) para invalidar ou autorizar essa liminar que possibilitou a candidatura de Cassol ao governo de Rondônia.

Até a tarde desta quinta-feira (1°), o placar no STF estava em 6 a 1 para derrubar a liminar judicial que Cassol havia obtido para disputar o pleito eleitoral em outubro. O processo vai seguir até 2 de setembro, sexta-feira.

Bookmark and Share

Nenhum comentário:

Postar um comentário