sexta-feira, 3 de novembro de 2023

HALLOWEEN É BOBAGEM

José de Souza Martins*, Valor Econômico

Do ponto de vista de nossas tradições, o Dia das bruxas é uma bobagem. 

No Brasil nós não temos bruxas; temos feiticeiros, que nos vêm de outras tradições, indígenas e africanas

Neste final de outubro, tivemos em vários lugares do Brasil, especialmente em grandes cidades como São Paulo, o ainda esboço de uma comemoração infantil estranha, sem convicção enraizada, a do Dia das Bruxas. Faz poucos anos que no 31 de outubro, à noite, crianças em grupo batem ao portão de minha casa e me interrogam ou à minha mulher: “Doçuras ou travessuras?”.

Na primeira vez em que isso aconteceu, nós não sabíamos o que fazer, não conhecíamos o “script”. Embaraçados, perguntamos às crianças o que elas esperavam que fizéssemos. Uma delas, quase adolescente, deu-nos uma aula bem didática sobre o assunto. Queriam doces.

Por sorte, numa compoteira, minha mulher de vez em quando guarda balas ou bombons. Mas aquilo era insuficiente, e o desapontamento das crianças nos sugeriu que no ano seguinte nos provêssemos para não frustrá-las. Desde então, na véspera da data, compramos suficiente variedade de balas e as colocamos em algumas dezenas de saquinhos para que não faltem a nenhuma.

Sociólogos, fazemos observações para decifrar e compreender essa novidade estrangeira. Na visita, são pouquíssimas as crianças de nosso bairro de classe média. Mas são numerosas as de bairros vizinhos, especialmente as das várias favelas do redor.

Cada um desses grupos tem organização social peculiar. Os da classe média vêm acompanhados por um membro mais velho de uma das famílias. Fica claro que mais para proteger os pequenos visitantes contra os visitados. São eles personagens inocentes de uma sociedade imaginária de inimigos.

‘Os das favelas vêm acompanhados por alguns adolescentes, moleques, com clara responsabilidade pela ordem, pelo respeito dos mais velhos em relação aos direitos dos mais novos. Zelam pelos valores sociais.

Os da classe média terminam o ato dizendo ao dono da casa “muito obrigado”. É só agradecimento, mediado pela materialidade econômica da relação. Os das favelas invariavelmente o terminam dizendo-lhe “Deus o abençoe”. É agradecimento e retribuição, pagamento moral da dádiva, com base numa concepção das sociedades tradicionais: o agradecimento só é verdadeiro se for, simbolicamente, retribuição maior do que o recebido.

Não é necessário que as crianças saibam exatamente o que estão fazendo. Mas elas sabem, porque “sentem” que, se não o fizerem, alguma omissão entrou naquela relação provisória e temporariamente curta entre elas e quem as recebe e lhes dá um doce.

“Halloween” é, do ponto de vista de nossas tradições, uma bobagem. No Brasil nós não temos bruxas, manipuladoras do mal. Temos feiticeiros, que nos vêm de outras tradições, indígenas e africanas, e que têm funções mágicas inacessíveis aos não iniciados. Portanto, é algo sem sentido.

No Vale do Paraíba, há uns 20 anos, surgiu um movimento dos fazedores de sacis para contrapor-se ao “Halloween”, mas não pegou.

No diário de um fazendeiro paulista do fim do século XIX, encontrei uma primeira referência a um Papai Noel com árvore de Natal e neve falsa, de algodão. A novidade veio através de uma loja de produtos importados, de que eram clientes os ricos de então, produtores de café, que recebiam créditos de suas exportações em moeda estrangeira.

Para dar uso a esse dinheiro “de fora”, eram induzidos por seus intermediários, as casas comissárias, a consumir produtos e serviços no exterior ou do exterior. Até dentistas eram consultados na Europa e, não raro, roupa europeia era enviada para tinturarias de lá para a devida lavagem.

O avô de Tarsila do Amaral, grande fazendeiro, morava na roça. Tinha por hábito tomar, ao jantar, sopa liofilizada, de vegetais desidratados, importados da França. Quando ali mesmo, ao pé do terreiro de suas fazendas, podia cultivar e delas consumir verduras frescas.

Ser importado, nem a risada de Papai Noel tem algo a ver conosco. Aquele pavoroso “ho, ho, ho” é mais para assustar adulto do que para agradar criança. O nosso Papai Noel é tão estrangeiro que vem do polo Norte e não do polo Sul, aqui perto. Talvez porque aqui se tenha pinguins e seria o cúmulo se um deles, amantes do frio, nos visitasse com roupas para aquecê-lo.

Ainda me lembro das celebrações de Natal e de Reis dos meus tempos de criança. Na cidade, onde morávamos, era lugar da visita de Papai Noel, que trazia ricos presentes para as crianças ricas e pobres presentes para crianças pobres. Foi meu primeiro indício de injustiça social.

Na roça, na casa de meus avós, ainda se celebrava, como no período colonial, no dia 6 de janeiro, a Festa dos Santos Reis, uma festa religiosa. E não no Natal. Lá, era o dia de batata doce assada no braseiro do fogão de taipa para as crianças. Era dia de celebração religiosa diante do oratório e não dia de loja.

*José de Souza Martins é sociólogo. Professor Emérito da Faculdade de Filosofia da USP. Professor da Cátedra Simón Bolivar, da Universidade de Cambridge, e fellow de Trinity Hall (1993-94). Pesquisador Emérito do CNPq. Membro da Academia Paulista de Letras. Entre outros livros, é autor de “Sociologia do desconhecimento - Ensaios sobre a incerteza do instante” (ed. Unesp, 2021).

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