O Brasil é um país com mais bois do que pessoas. São 234 milhões de cabeças de gado e 203 milhões de humanos, segundo o IBGE. É o maior rebanho da série histórica iniciada em 1974, graças em boa medida ao Centro-Oeste: juntos, Mato Grosso e Goiás têm mais bois do que a Argentina. A maior população do campo, no entanto, é de galináceos (categoria que abarca galinhas e frangos): são 1,6 bilhão, o que significa que, para cada brasileiro, há oito galináceos. O =igualdades mostra o tamanho da população animal do Brasil e onde ela vive, com base em dados da Pesquisa da Pecuária Municipal.
São Félix do Xingu, cidade que gira em torno da agropecuária, tem o maior rebanho bovino do Brasil: 2,5 milhões de cabeças de gado, número muito maior que o de habitantes (65,4 mil). O segundo município no ranking é Corumbá, no Mato Grosso, com 1,9 milhão de bois.
Dos cinco estados com mais cabeças de gado, três estão no Centro-Oeste. Somados, Mato Grosso e Goiás têm 4 milhões de bois a mais do que a Argentina. Proporcionalmente à população, no entanto, Brasil e Argentina têm rebanhos parecidos: tanto lá quanto cá, há pouco mais de um boi por pessoa.
A categoria galináceos engloba toda a espécie Gallus gallus, que contempla tanto galinhas como frangos de corte (para a produção de carne). O Brasil tem 1,6 bilhão de galináceos, sendo 30% deles no Paraná.
O número de suínos cresceu 4,3% entre 2021 e 2022. A região Sul responde por 51% desse rebanho, com destaque para Santa Catarina, que concentra 9,8 milhões de porcos.
Minas Gerais é o estado brasileiro com maior número de equinos, grupo que contempla cavalos, burros e zebras. São 805 mil animais. Rio de Janeiro e São Paulo, estados vizinhos, não chegam juntos a 500 mil equinos.
Santa Maria de Jetibá, com seus 41 mil habitantes, produziu 318,6 milhões de dúzias de ovos de galinha em 2022. Isso corresponde a um total de 3,8 bilhões de ovos. Se essa produção fosse dividida pela população, cada santa-mariense receberia 249 ovos por dia.
Luigi Mazza (siga @LuigiMazzza no Twitter)
Editor do site da piauí
Pedro Tavares (siga @boyd_pedro no Twitter)
É estagiário de jornalismo na piauí
Renata Buono (siga @revistapiaui no Twitter)
É designer e diretora do estúdio BuonoDisegno
Nenhum comentário:
Postar um comentário