quarta-feira, 3 de julho de 2024

MILEI QUER BRIGA

Bernardo Mello Franco, O Globo

Milei ataca Lula e Arce para camuflar problemas na Argentina

Inquilino da Casa Rosada boicota cúpula do Mercosul e vem ao Brasil encontrar Bolsonaro

Javier Milei não vai à cúpula do Mercosul na segunda que vem, em Assunção. Alegou estar com a agenda lotada. Curiosamente, encontrou tempo para vir ao Brasil dois dias antes. Participará de uma reunião de políticos e influenciadores de extrema direita.

A versão nacional da Cpac ocorrerá em Balneário Camboriú, a Dubai catarinense. A lista de palestrantes é encabeçada por Jair Bolsonaro e pelo filho Zero Três. Quem pagar ingresso de R$ 249 ainda terá direito a ouvir a palavra de Magno Malta e Ricardo Salles.

Milei assumiu o poder em dezembro de 2023. Ainda não visitou o Brasil, principal comprador das exportações argentinas. Agora virá sem agenda oficial para confraternizar com líderes da oposição. Não será sua primeira provocação ao Planalto. Nem a última.

Desde a campanha, o argentino faz ataques constantes a Lula, antigo aliado de seus rivais peronistas. Já o chamou de “comunista”, “corrupto” e “totalitário”. Ontem ele usou as redes sociais para insultar um certo “dinossauro idiota”. Referia-se a um jornalista local que criticou sua obsessão em xingar o brasileiro.

A presepada de Camboriú não será inédita. Milei foi aos EUA, tirou foto com Donald Trump e não procurou o presidente Joe Biden. Foi à Espanha, posou com os extremistas do Vox e ofendeu a mulher do premiê Pedro Sánchez. Na semana passada, abriu crise com a Bolívia ao sugerir que o presidente Luis Arce teria orquestrado um golpe contra seu próprio governo.

No poder há sete meses, o “anarcocapitalista” semeia brigas para manter a aura antissistema que o elegeu. Ele também investe em inimigos externos para camuflar os problemas domésticos. Com a fome e a pobreza em alta, a Argentina acaba de entrar oficialmente em recessão. O PIB despencou 5,1% no primeiro trimestre em comparação com o mesmo período de 2023.

Na sexta-feira, Lula voltou a cobrar um pedido de desculpas do inquilino da Casa Rosada. “Ele falou muita bobagem”, justificou. Pelo histórico de Milei, melhor esperar sentado. O argentino não pediu perdão nem ao Papa Francisco, a quem já chamou de “imbecil”, “comunista” e “representante do maligno”.

Bookmark and Share

Nenhum comentário:

Postar um comentário