sexta-feira, 30 de agosto de 2024

O BRASIL NÃO É A CASA DA MÃE JOANA

Do Blog do Noblat, Metrópoles

Decisão de Alexandre de Moraes sobre o X terá o apoio da maioria dos seus colegas

Não se trata de censura, mas de respeito às leis do país

Tem folgada maioria de votos no Supremo Tribunal Federal a favor da decisão que o ministro Alexandre de Moraes venha a tomar sobre a plataforma digital X, do bilionário Elon Musk, considerado o homem mais rico do mundo, e talvez o mais exibicionista e arrogante.

Musk comprou o Twitter, rebatizou-o, só para se divertir e dar vazão às suas ideias mais bizarras e extremistas. A empresa perdeu valor, a plataforma perdeu seguidores e audiência, mas ele pouco se importa. Quis tornar-se um influenciador planetário. Desse ponto de vista, fracassou.

Se o X for retirado do ar no Brasil, Musk dirá que aqui, hoje, o que existe é uma ditadura. E, como toda ditadura, ela desrespeita a liberdade de expressão. Sobre os governos da Índia e da Turquia que censuram a imprensa e que já censuraram o X, ele não diz nada para não prejudicar seus interesses por lá.

Aqui, não se trata de censura, mas de cobrança para que o X respeite as leis do país e pague multas quando desrespeitá-las. A regulação das plataformas digitais está sendo debatida na maior parte do mundo, inclusive nos Estados Unidos, país adotado por Musk.

A mídia brasileira critica a justiça por lhe faltar contenção. Mas, nesse caso, ela está certa.

Bookmark and Share

Nenhum comentário:

Postar um comentário