quinta-feira, 13 de dezembro de 2007

O FIM DA CPMF

O Senado derruba a prorrogação da CPMF (Contribuição Provisória sobre Movimentação Financeira). Dos 79 senadores presente à votação, 45 votos SIM e 34 NÃO, o governo precisava de 49 votos para aprovar a CPMF. O governo sai derrotado e isso demonstra que a equipe encarregada pela negociação com a oposição falta entrosamento, falta articulação e não adianta mandar carta em última hora endossada pelo presidente que não tem validade. Também não adiantou o governo usar discurso dramático tentando sensibilizar os senadores e a opinião pública de que, caso não votassem a prorrogação do imposto, os programas sociais (Bolsa-Família e companhia...) seriam interrompidos e a saúde afetada. Para resumo da ópera; os recursos para a saúde estão garantidos na Constituição.

O governo não negociou e pensou que a distribuição de cargos para o PMDB seria suficiente para aprovação, caiu do cavalo, numa queda nunca vista na história do governo Lula. Não pense que o governo não irá deixar tudo numa boa, nada disso! Criar um novo imposto agora não é possível porque se fizer, entrará em vigor após um ano; então para melhor retaliar a oposição, Lula poderá reduzir o superávit, ou seja, diminuir o pagamento da dívida, com isso aumenta dívida e coloca o país como um risco para investimentos estrangeiros. O presidente corre para refazer o orçamento de 2008 e como fazer contenções para suprir a falta de R$ 40 bilhões que a CPMF representava.

O governo vai retaliar sim, todos os que votaram contra a prorrogação tem as possibilidades de aumentar o IOF, ISS. A FIESP (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo) sentirá isso, o motivo seria a mobilização que o presidente da entidade, Paulo Skaf fez contra a prorrogação do imposto. Skaf promoveu até um show “Xô CPMF”, o qual contou com a participação de parlamentares que defendiam o fim do imposto. Skaf levou à Brasília um milhão de assinaturas em vários carrinhos de supermercados de brasileiros que não queriam a continuação da CPMF.

O governo precisa refazer as contas e gastar menos. O gasto com o governo federal em 2006 foi um dos maiores dos últimos anos, mais de R$ 210 milhões, as despesas vêm de todos os lados, principalmente com os cargos comissionados que o governo contrata sem precisar de concurso, inchando a máquina pública. Qualquer coisa, põe na conta que o brasileiro paga. Desde que assumiu em 2003, as contratações e gastos no governo aumentou a cada dia. Isso foi mostrado em outubro numa série de reportagem do jornal O Globo.

A oposição votou unida e comemorou (foto) a derrota do governo, mas para que isso acontecesse, o líder do PSDB, Arthur Virgilio (AM) ameaçou renunciar a liderança do partido e conseguiu no grito, isso mesmo, no grito ! a união da bancada oposicionista. Não sei o que passou na cabeça do senador Pedro Simon (PMDB-RS) que foi à tribuna para pedir o adiantamento da sessão por mais algumas horas e houve bate-boca entre Simon e Virgilio, mas no fim, tudo deu certo e a oposição que deu vida a CPMF, decidiu que era chegada a hora da morte do imposto que foi gerado pelo governo Collor e nasceu no governo FHC. O PT que era contra a criação da CPMF, hoje defendia com unhas e dentes a prorrogação da contribuição que seria provisória...

Confira abaixo quem votou a favor e quem votou contra a CPMF:
Contra:
Adelmir Santana (DEM-DF)Álvaro Dias (PSDB-PR)Antonio Carlos Junior (DEM-BA)Arthur Virgílio (PSDB-AM)César Borges (PR-BA)Cícero Lucena (PSDB-PB)Demóstenes Torres (DEM-GO)Eduardo Azeredo (PSDB-MG)Efraim Morais (DEM-PB)Eliseu Rezende (DEM-MG)Expedito Junior (PR-RO)Flexa Ribeiro (PSDB-PA)Geraldo Mesquita (PMDB-AC)Heráclito Fortes (DEM-PI)Jarbas Vasconcellos (PMDB-PE)Jayme Campos (DEM-MT)João Tenório (PSDB-AL)Jonas Pinheiro (DEM-MT)José Agripino (DEM-RN)José Nery (PSOL-PA)Kátia Abreu (DEM-TO)Lúcia Vânia (PSDB-GO)Mão Santa (PMDB-PI)Marco Maciel (DEM-PE)Marconi Perillo (PSDB-GO)Maria do Carmo Alves (DEM-SE)Mario Couto (PSDB-PA)Marisa Serrano (PSDB-MS)Papaléo Paes (PSDB-AP)Raimundo Colombo (DEM-SC)Romeu Tuma (PTB-SP)Rosalba Ciarlini (DEM-RN)Sérgio Guerra (PSDB-PE)Tasso Jereissati (PSDB-CE)

A favor:
Almeida Lima (PMDB-SE)Aloísio Mercadante (PT-SP)Antonio Carlos Valadares (PSB-SE)Augusto Botelho (PT-RR)Cristovam Buarque (PDT-DF)Delcídio Amaral (PT-MS)Edson Lobão (PMDB-MA)Eduardo Suplicy (PT-SP)Epitácio Cafeteira (PTB-MA)Euclydes Melo (PTB-AL)Fatima Cleide (PT-RO)Flavio Arns (PT-PR)Francisco Dornelles (PP-RJ)Gerson Camata (PMDB-ES)Gilvam Borges (PMDB-AP)Gim Argello (PTB-DF)Ideli Salvatti (PT-SC)Inácio Arruda (Pc do B-CE)Jefferson Péres (PDT-AM)João Durval (PDT-BA)João Pedro (PT-AM)João Ribeiro (PR-TO)João Vicente Claudino (PTB-PI)José Maranhão (PMDB-PB)José Sarney (PMDB-AP)Leomar Quintanilha (PMDB-TO)Magno Malta (PR-ES)Marcelo Crivella (PRB-RJ)Neuto do Conto (PMDB-SC)Osmar Dias (PDT-PR)Patricia Saboya (PDT-CE)Paulo Duque (PMDB-RJ)Paulo Paim (PT-RS)Pedro Simon (PMDB-RS)Renan Calheiros (PMDB-AL)Renato Casgrande (PSB-ES)Romero Jucá (PMDB-RR)Roseana Sarney (PMDB-MA)Sérgio Zambiasi (PTB-RS)Serys Slhessarenko (PT-MT)Sibá Machado (PT-AC)Tião Viana (PT-AC)Valdir Raupp (PMDB-RO)Valter Pereira (PMDB-MS)Wellington Salgado (PMDB-MG)
Bookmark and Share

Nenhum comentário:

Postar um comentário