segunda-feira, 20 de julho de 2009

75 ANOS SEM PADRE CÍCERO

Cícero Romão Batista nasceu no Crato, 24 de março de 1844 e faleceu em Juazeiro do Norte, 20 de julho de 1934. Foi um sacerdote católico. Na devoção popular é conhecido como Padre Cícero ou “Padim Ciço”. Carismático, obteve grande prestígio e influência sobre a vida social, política e religiosa do Ceará e da Região Nordeste do Brasil.

Foi o primeiro prefeito de Juazeiro, em 1911, quando o povoado foi elevado a cidade. Voltou ao poder, em 1914, quando o governador Marcos Rabelo foi deposto. No final da década de 1920, o Padre Cícero começou a perder a sua força política, que praticamente acabou depois da Revolução de 1930. Seu prestígio como santo milagreiro, porém, aumentaria cada vez mais.

Em 1° de novembro de 1969 no alto do Horto, em Juazeiro do Norte foi erguido uma estátua ( a terceira maior do mundo) em homenagem ao Padre Cícero Romão Batista. Em 22 de março de 2001 “Padim Ciço” foi eleito o cearense do século.

Em novembro chega às livrarias de todo Brasil a biografia Cícero, do jornalista Lira Neto, pela editora Companhia das Letras. E marca as homenagens aos 75 anos de morte do Padre Cícero.
Bookmark and Share

Nenhum comentário:

Postar um comentário