sexta-feira, 11 de dezembro de 2009

EXPOSTO POR SUAS PRÓPRIAS PALAVRAS

Em cerimônia de assinaturas de contratos do programa Minha Casa, Minha Vida, em São Luís (MA), o presidente Lula em mais um de seus discursos de improviso ressaltou que nenhum outro governo investiu tanto em saneamento básico e disse a frase da semana: “eu não quero saber se o João Castelo (prefeito de São Luís) é do PSDB, não quero saber se o outro é do PFL, não quero saber se é do PT, eu quero saber se o povo está na merda e eu quero tirar o povo da merda em que ele se encontra. Esse é o dado concreto".

O presidente Lula e suas frases em discurso improvisado ou não, as vezes quebrando protocolo do cargo que exerce já rendeu até livros, por exemplo: Nunca Antes na História Deste País do jornalista e apresentador de tv, Marcelo Tas e Dicionário Lula – Um Presidente Exposto por Suas Próprias Palavras, do diretor de jornalismo da rede Globo, Ali Kamel.

No livro de Tas e Kamel – tenho os dois, até por ossos do oficio – é feito um minucioso estudo trabalhoso sobre as frases do presidente Lula. Em Nunca Antes na História Deste País, o autor comenta o momento político e histórico de cada uma delas. No livro, pode-se conhecer as “profissões” assumidas por Lula: turista, economista, ser humano, filósofo, comediante stand-up, metamorfose ambulante, marqueteiro, advogado, técnico de futebol.

No livro Dicionário Lula - Um Presidente Exposto por Suas Próprias Palavras, o autor reuniu tudo o que Lula falou entre janeiro de 2003 e março deste ano – um total de 1.554 textos, dos quais 847 discursos, 503 entrevistas e 204 programas radiofônicos. Nos dois livros, o leitor encontrará outras frases grotescas como essa dita em São Luís pelo presidente Lula. Para alguns faz parte do carisma que ele tem com o povo, para outros, é chula porque quebra a liturgia do cargo que ele ocupa.

Bookmark and Share

Nenhum comentário:

Postar um comentário