Segundo a nota divulgada pela assessoria do deputado Jean Wyllys em seu blog afirma que: “Jean Wyllys teve pouco mais de 13 mil votos, só ocupou a vaga na Câmara pela proporcionalidade os votos do deputado reeleito Chico Alencar (PSOL-RJ), que teve mais de 240 mil votos, e do deputado estadual Marcelo Freixo (PSOL-RJ), que se reelegeu com mais de 177 mil votos.
O PT do B obteve 176.648 votos válidos, enquanto o mínimo necessário para eleger um deputado federal, no Estado do Rio de Janeiro, era de 178.448, portanto, não logrou eleger nenhum deputado.
O PSOL-RJ recebeu 320.244 votos válidos, o que lhe dá o direito a duas cadeiras na Câmara Federal, conforme quociente eleitoral. “Mesmo após computados todos os votos dos candidatos INDEFERIDOS, de todos os partidos, o PSOL-RJ continuaria com duas cadeiras de Deputado Federal, não alterando o quadro eleitoral do partido e, consequentemente, mantendo a vaga de JEAN WYLLYS”.
O PSOL também esclarece que – caso os votos indeferidos dos candidatos do PT do B sejam computados – a recontagem deve acontecer em todos os TRÊS do Brasil. Isso ocasionaria alterações de deputados eleitos em vários estados. “Ainda assim o PSOL-RJ permaneceria com duas vagas de deputado federal”, diz a nota. Leia na íntegra a nota, clique aqui.
A justiça será feita e Jean Wyllys será diplomado dia 16.12.2010 e concluirá seu mandato de Deputado Federal pelo Rio de Janeiro.
ResponderExcluirAinda bem. O Brasil merece uma oposição como a do PSOL. E mesmo com poucos deputados farão bonito papel no Congresso.
ResponderExcluir