quarta-feira, 30 de outubro de 2013

IMPULSO ECONÔMICO

O Bolsa Família beneficiou não só os mais pobres, mas também impulsionou à economia em geral, afirmou nesta quarta-feira (30) a presidente Dilma Rousseff na comemoração de dez anos do programa.
"Nunca um programa movimentou tanto a economia: para cada real investido no Bolsa Família o impacto no PIB é de R$ 1,78", afirmou durante a cerimônia. Esse cálculo mostra que o programa, qualificado como o maior de inclusão social do mundo, "distribui riqueza não só aos beneficiados, mas a toda a sociedade".
Entre outros pontos positivos, a presidente destacou que os filhos das pessoas atendidas pelo programa têm agora taxas de aprovação escolar semelhantes às do resto da população de sua idade e redução do índices de abandono escolar.
O Bolsa Família beneficia atualmente 14 milhões de famílias, o que equivale a 50 milhões de pessoas, com um orçamento que chegou neste ano a R$ 23,95 bilhões, o equivalente a 0,46% do PIB. Segundo números oficiais, a iniciativa permitiu que 36 milhões de brasileiros saíssem da extrema pobreza.
A presidente disse ainda que o país tem um programa "Bolsa Família renovado". Segundo ela, o novo programa adicionou melhorias ao conteúdo. "O Bolsa Família tem muitos êxitos e muitos resultados positivos. Ele consegue, conseguiu e conseguirá gerar mudanças na vida de cada um dos beneficiários e também com resultados coletivos", afirmou.
Ela afirmou que manterá o programa "enquanto existir uma família pobre no Brasil". Sobre as críticas de alguns partidos de oposição, esclareceu que a distribuição de subsídios não pode ser considerada como "esmola, mas como uma transferência de renda entre quem paga impostos e é parte da população com a qual o Brasil tem uma dívida".
"A Bolsa Família não é caridade, mas uma tecnologia social de distribuição de renda e de combate à desigualdade", acrescentou, ao destacar que a iniciativa foi copiada por outros países.
Em novembro, Dilma receberá no Qatar um prêmio concedido pela Associação Internacional de Seguridade Social (ISSA) pelo programa.
Também presente na cerimônia desta quarta, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse que "dinheiro investido em pessoas, em saúde, em alimentação não é despesa. É investimento."
Projeto do PSDB
O presidente nacional do PSDB e senador, Aécio Neves (MG), protocolou nesta quarta um projeto de lei, no Senado, para transformar o programa Bolsa Família em política de Estado. O objetivo é garantir a manutenção do benefício independentemente de quem estiver à frente do governo.
O projeto inclui o programa na Lei Orgânica da Assistência Social (Loas) e estabelece que o benefício continuará sendo pago por seis meses depois que o chefe da família conseguir um emprego com carteira assinada. Dessa forma, a família terá direito a continuar recebendo a bolsa no período de experiência no trabalho, enquanto ainda não estiver fixa.
“Porque o grande temor das famílias que recebem o Bolsa Família para se reintroduzirem no mercado de trabalho é que depois, eventualmente perdendo o emprego, tenham dificuldade para serem recadastradas”, explicou o senador.
O projeto iniciará a tramitação pelo Senado, onde passará pelas comissões permanentes e depois seguirá para a Câmara dos Deputados.
Com conteúdo da redação da revista Época e Agências - AC
Bookmark and Share

Nenhum comentário:

Postar um comentário