sexta-feira, 21 de novembro de 2014

LARGADA QUEIMADA

O acordão realizado entre líderes do governo e da oposição de direita no início desse mês, em Brasília, mostra que nem o PT nem o PSDB querem realmente investigar qualquer coisa do recente escândalo da Petrobrás. E não é por menos, já que esses dois partidos estão envolvidos até o pescoço com as denúncias de corrupção.
Pelo acordo costurado na CPI mista, nem Palocci, Dilma, Lula ou Aécio, e demais políticos do PT ou PSDB, devem ser convocados para prestarem depoimentos. De um total de 497 requerimentos, apenas os que não comprometiam os partidos foram aprovados. A CPI também não aprovou os pedidos de quebra de sigilo bancário, fiscal e telefônico das empreiteiras envolvidas nas maracutais.
O mais recente escândalo da Petrobrás explodiu na chamada "Operação Lava Jato" da Polícia Federal e a prisão do doleiro Alberto Youssef, acusado de lavagem de dinheiro. As investigações apontaram um megaesquema de cartel, superfaturamento e pagamento de propina na Petrobrás e grandes empresas, cujo articulador seria o ex-diretor de Refino e Abastecimento, Paulo Roberto Costa, também preso na operação. Como funcionava isso? As empreiteiras, como a OAS, Odebrecht, Camargo Correa, entre outras, se reuniam, dividiam entre si os contratos com a Petrobrás, superfaturavam os valores e depois deixavam 3% pra propina, que ia pros bolsos dos políticos e pra bancar campanhas eleitorais.
Inicialmente, o escândalo atingiu o PT e partidos aliados como o PP e o PMDB. No entanto, surgiram indícios que o PSDB também se beneficiou com essa farra. Paulo Roberto teria dito em depoimento que o ex-presidente da sigla, Sérgio Guerra, morto em março deste ano, recebeu R$ 10 milhões para esvaziar a CPI da Petrobrás em 2009. Outros políticos tucanos também teriam metido a mão nesse dinheiro.
Esse escândalo mostra que tanto o PT quanto o PSDB se beneficiaram do desvio da Petrobrás e que não estão comprometidos com nenhuma investigação. É cínica e hipócrita o discurso de Aécio cobrando investigação, enquanto por debaixo dos panos faz acordão com o PT. Estão todos comprometidos com o esquema e com as próprias empreiteiras envolvidas, todas grandes doadoras de campanha para ambos os partidos. Dessa forma, Aécio já queima na largada como oposição.
Bookmark and Share

Nenhum comentário:

Postar um comentário