domingo, 10 de maio de 2015

RENÚNCIA

O vereador de Fortaleza A Onde É renunciou ao cargo nesta quinta-feira (7) após denúncias de desvios de verba parlamentar, de acordo com o advogado do parlamentar, Leandro Vasques. O vereador chegou a ser preso e foi liberado e teve o pedido de cassação aprovado em comissão na Câmara Municipal de Fortaleza. Com a renúncia, o suplente Robert Burns assume a cadeira no legislativo municipal.
O vereador foi preso em flagrante no dia 26 de agosto de 2014 pelo crime de concussão, quando tentava receber o salário de um assessor. De acordo com as investigações do Ministério Público do Ceará  (MP-CE), “A Onde É” contratava assessores fantasmas para a Câmara Municipal de Fortaleza e se apropriava da remuneração deles. Além disso, os assessores eram empregados como funcionários terceirizados da Câmara.
“A Onde É” foi denunciado  pela Procuradoria dos Crimes contra a Administrção Pública (Procap) e pela 18ª Promotoria de Justiça Criminal de Fortaleza pelos crimes de concussão, peculato, lavagem de dinheiro e organização criminosa. Além disso, uma representação junto à Câmara Municipal de Fortaleza pede a cassação do mandato do vereador por improbidade administrativa.
De acordo com o promotor Ricardo Rocha, os assessores admitidos passavam os números das contas, os respectivos cartões eletrônicos e talões de cheque assinados em branco para o vereador e o chefe de gabinete que sacavam os salários. Aos assessores era repassada uma quantia muito inferior ao salário recebido.
A denúncia partiu de um dos assessores que acusou o parlamentar de forçá-lo a entregar a remuneração por meio de ameaças e intimidação. Com a prática, o vereador adquiriu bens incompatíveis com subsídio de um parlamentar, segundo o MP-CE, como veículos de luxo e diversos apartamentos em bairros nobres da capital cearense, além de terrenos na Região Metropolitana.
Do G1, CE
Bookmark and Share

Nenhum comentário:

Postar um comentário