domingo, 20 de setembro de 2015

CASTELO BRANCO, 118 ANOS

Em 20 de setembro de 1897, nascia Humberto de Alencar Castelo Branco. Ele foi o 26º Presidente do Brasil. Castelo ajudou a articular o golpe militar e acabou sendo o primeiro presidente do Regime ditatorial que se seguiu.
Uma das primeiras medidas de seu governo foi o rompimento de relações diplomáticas com Cuba, assinalando a mudança de orientação da política externa, que passou a buscar apoio econômico, político e militar nos Estados Unidos.
O marechal era linha dura, e um intelectual. E lutou na Segunda Guerra.
Durante seu mandato, aboliu todos os treze partidos políticos existentes, através do Ato Institucional número 2.
Foram criados a Aliança Renovadora Nacional (ARENA) e o Movimento Democrático Brasileiro (MDB), que se tornaram os únicos partidos políticos brasileiros permitidos até 1979.
Castelo Branco promoveu várias reformas políticas, econômicas e tributárias ao longo de seu mandato.
O cearense foi eleito para terminar o mandato de cinco anos iniciado por Jânio Quadros e deveria governar até 31 de janeiro de 1966. Porém seu mandato foi prorrogado e foram suspensas as eleições presidenciais diretas previstas para outubro de 1965.
Com isso a volta da democracia foi enterrada, bem como as pretensões de Juscelino Kubitschek de voltar a governar o país. E a ditadura escancarou.
Castelo Branco morreu, logo após deixar o poder, em um acidente aéreo mal explicado pelos inquéritos militares. Em Julho de 1967. Ele estava com 69 anos...
Por Cláudio Teran, Domingo Total, via Facebook
Bookmark and Share

Nenhum comentário:

Postar um comentário