sexta-feira, 4 de setembro de 2015

TESOURA NO PRONATEC

Durante a campanha pela reeleição, Dilma Rousseff falava a todo o momento do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), chegou a prometer que até 2018 iria abrir 12 milhões de novas vagas e reafirmar isso ao tomar posse. Contudo, diante do ajuste fiscal, a meta foi reduzida a quase metade do prometido.
O Plano Plurianual (PPA), divulgado pelo Ministério do Planejamento, mostra que até 2019 o programa pretende ofertar 5 milhões de novas vagas entre 2016 e 2019. De acordo com o Ministério da Educação (Mec), a revisão de metas se deve à “realidade econômica do país”. Segundo o G1, a pasta afirmou que a estimativa leva em conta a expectativa de arrecadação. Por isso, se houver melhora no cenário econômico, pode-se aumentar o número de vagas.
O Mec afirma que mesmo com  cortes que sofreu este ano, 1,3 milhão de vagas estão garantidas, uma previsão de oferta 57% menor em comparação a 2014, segundo a Folha de S.Paulo. O volume final em 2019, portanto, pode chegar a 6,3 milhões de vagas.
Nesta sexta-feira (4), foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) a liberação de R$ 100 milhões para o financiamento de bolsas de estudo do Pronatec.
Da Época
Bookmark and Share

Nenhum comentário:

Postar um comentário