quarta-feira, 7 de dezembro de 2016

A VIRADA DE DORIA

"A cidade é um lixo vivo. O pancadão [baile funk] é um cancro que destrói a sociedade. O pancadão é administrado pelo PCC (Primeiro Comando da Capital)". As frases foram usadas pelo prefeito eleito de SP, João Doria (PSDB), em evento na Fecomercio-SP (Federação de Bens, Serviços e Turismo do Estado de SP) nesta segunda (5).
As declarações mais fortes do que o de costume foram feitas quando o tucano mencionou problemas de zeladoria na cidade, a Cracolândia e a proliferação dos bailes funk no município. De maneira generalizada, Doria criminalizou os bailes.
Ao falar sobre os termos como "lixo", usados para criticar a zeladoria da cidade atualmente, Doria reiterou que é bom o processo de transição com a gestão Fernando Haddad (PT). Ao longo de sua fala, ele fez elogios e disse que não criticaria o atual prefeito.
"A limpeza e a manutenção da cidade não são boas. Quem anda pela cidade hoje percebe. Nós estamos fazendo uma transição republicana, o que não impede uma visão crítica da cidade. Não vou estabelecer nenhuma fronteira crítica em relação ao prefeito Fernando Haddad e à atual gestão, até porque essa transição tem sido feita de forma equilibrada, sensata."
No entanto, o discurso foi um ataque, já que Doria abordou questões que a administração petista considera pontos nevrálgicos. O programa Braços Abertos, por exemplo, é considerado por Haddad um sucesso. A iniciativa prevê trabalho remunerado e moradia a dependentes químicos que aderem a um tratamento de redução de consumo de drogas.
Doria disse que, se a cidade tinha uma única Cracolândia, "agora tem seis" e que se existiam 400 viciados nas ruas quando o petista assumiu, em 2013, agora "são 3.000".
Sobre os pancadões, Haddad buscou contato com jovens para tentar locais alternativos aos bailes que ocorrem no meio dos bairros. Na campanha em que foi derrotado, ele participou de encontro com jovens do grupo Liga do Funk.
Doria prometeu aos presidentes de sindicatos patronais do Estado que dará início ao programa Cidade Linda –mutirão de limpeza que envolverá cerca 2100 voluntários nos primeiros dias de mandato, segundo o tucano– na frente da Fecomercio, em frente à praça 14 Bis.
Na mesma região, Doria também disse que fará mudanças no trânsito. O viaduto 9 de Julho voltará a ser liberado para carros, de acordo com o prefeito eleito. Haddad, durante sua gestão, proibiu a passagem de carros na via e a tornou exclusiva para o transporte coletivo.
Procurada, a atual gestão da Prefeitura de São Paulo disse que não ia comentar as declarações de Doria.
JOCKEY E VIRADA
O tucano disse ainda que irá transformar o Jockey Club de São Paulo num parque. "As instalações serão mantidas, mas vocacionado para atividades de lazer e de cultura"
Doria afirmou que o futuro Parque do Jockey será elaborado junto com a iniciativa privada. Ali funcionará, segundo ele, um museu da biodiversidade em parceria com a USP.
O prefeito eleito anunciou também que a Virada Cultural, iniciada pela gestão tucana de José Serra (2004-2006) será toda transferida para o Autódromo de Interlagos. "Serão 24 horas de eventos, com segurança e sem os últimos transtornos que vimos nos últimos anos", disse.
A decisão altera a proposta de levar os paulistanos às ruas em eventos multiculturais a céu aberto nos principais pontos do município, essência da virada desde que foi criada. A maior parte dos shows e outros eventos culturais atualmente acontece na região central da cidade, mas com alguns deles em regiões fora do centro expandido.
Bookmark and Share

Nenhum comentário:

Postar um comentário