sexta-feira, 10 de fevereiro de 2017

EM BUSCA DE UM SONHO

Walcyr Carrasco, via Facebook
Hoje faz 50 anos que foi sancionada a Lei de Imprensa, que endureceu a censura no país durante a ditadura militar. Eu vivi essa época intensamente, me dividindo entre o trabalho e o sonho, os ideais e as responsabilidades, como conto no meu livro Em Busca de Um Sonho. Durante os anos de chumbo, tinha um emprego numa editora e meu diretor me chamou dizendo que era preciso criar uma revista em quadrinhos mostrando as virtudes dos militares.⠀⠀⠀
Estava sendo iniciado o processo de abertura política que fez o país retornar à democracia. Exilados políticos retornavam. No governo, havia duas tendências. Uma, que infelizmente venceu, é encabeçada por um grupo desejoso de, aos poucos, fazer o país retornar à democracia. Outra, radical, almejava reviver os tempos de linha dura. ⠀⠀⠀
Houvera uma tentativa de explosão durante um show no Rio, o atentado do Riocentro. Uma bomba estourou antes da hora, expondo todo plano. Com o escândalo, a linha dura arrefeceu. O juiz tomou uma decisão usada: responsabilizou governo pela morte do jornalista Vladimir Herzog na cadeia. Descartou, assim a tese oficial de que fora suicídio. ⠀⠀⠀
O projeto que me pediram era contra minhas convicções. Fui até meu chefe. Explicei que tive amigos presos torturados, exilados. Ele entendeu.⠀⠀⠀
— Só não conte a ninguém que você se recusou a passar o projeto pra outro.
Concordei. Não queria passar por herói, era uma questão íntima. "Ele compreendeu", pensei. Um mês e meio depois fui demitido.
Bookmark and Share

Nenhum comentário:

Postar um comentário