quinta-feira, 7 de junho de 2018

CRITÉRIOS SUBJETIVOS

Da Folha de S.Paulo
O governo do Reino Unido nunca rejeitou tantos pedidos de cidadania como agora.
E o motivo mais comum para o recorde de rejeições parece ser perigosamente subjetivo: as autoridades consideram que muitos candidatos simplesmente não demonstram ter “bom caráter”.
A legislação de imigração define todos os critérios para as pessoas se candidatarem à cidadania britânica.
A grande maioria desses pontos é bem objetiva e justa. Os candidatos têm, por exemplo, que provar residência legal por pelo menos cinco anos no país para obter um visto permanente. Depois de 12 meses podem pedir naturalização.
Além disso, precisam passar por um teste de proficiência em inglês, outro de conhecimentos gerais sobre o país e comprovar a intenção de permanecer na ilha no futuro.
O problema é que uma parte da legislação foi alterada em 2014, na esteira de uma política do governo conservador de criar um “ambiente hostil” aos imigrantes ilegais e diminuir a imigração a menos de 100 mil pessoas por ano.
Essa alteração tocou, entre outras coisas, na definição do que é ter um "bom caráter".
Até então, a lei barrava a concessão de cidadania apenas a pessoas condenadas judicialmente, suspeitos de envolvimento com terrorismo ou culpados por alguma contravenção séria. Nestes casos, os candidatos poderiam ser considerados como “mau-caracteres” –e não conseguiam o passaporte.
Em dezembro de 2014, no entanto, o Ministério do Interior (na época liderado pela atual primeira-ministra Theresa May) publicou novas normas ampliando a definição do mau-caratismo para efeitos de imigração.
A partir de então, passaram a poder ser classificados como mau-caracteres pessoas que continuam cumprindo a lei, mas, por exemplo, são vistas como “excêntricas” em suas comunidades.
Também deixaram de ser bem-vindas ao país pessoas que são consideradas promíscuas sexualmente ou que ficam endividadas de maneira recorrente.
Problemas com o álcool ou jogo e até pequenas multas de trânsito também podem impedir os candidatos de obter a almejada cidadania britânica.
A norma chega a dizer que, isoladamente, nenhum desses fatores impede necessariamente a concessão da naturalização. Mas deixa a porta aberta para que burocratas neguem os pedidos se observarem que alguns desses comportamentos acontecem repetidamente.
Já houve casos de crianças que tiveram os pedidos negados por infrações causadas pelos pais. Segundo a legislação, qualquer um com mais de 10 anos de idade tem que cumprir as mesmas exigências.
Tudo isso vem ajudando a aumentar o número de pedidos barrados.
Em 2016, as autoridades negaram um total de 13.893 pedidos de naturalização –um recorde e o dobro do total de rejeitados em 2012.
Desse total, nada menos do que 5.525 candidatos falharam no teste de “bom caráter” e não conseguiram o passaporte do país. Mas os motivos exatos não foram detalhados.
Na semana passada, por exemplo, a revista The Economist tentou descobrir com o Ministério do Interior quantos desses casos diziam respeito a pessoas consideradas promíscuas. Não chega a ser surpreendente, mas as autoridades não conseguiram dar essa informação.
Américo Martins
Jornalista escreve sobre a vida em Londres, onde mora pela terceira vez --num total de 15 anos.
Bookmark and Share

Nenhum comentário:

Postar um comentário