Para encerrar a trilogia de balanço do primeiro ano de mandato
do presidente Jair Bolsonaro e desejar um ano-novo melhor para todos, essa é a
esperança generalizada na sociedade, nada melhor do que recorrer ao clássico
dos clássicos da política moderna: O Príncipe, de Nicolau Maquiavel. Publicada
postumamente em 1532, ainda hoje serve de referência para a análise política.
Portanto, quando estamos nos referindo à Fortuna, não se trata da evolução
patrimonial do clã Bolsonaro, mas das circunstâncias em que chegou à
Presidência e nas quais governa. Segundo o sábio de Florença, há quatro formas
de chegar ao poder: pela Virtù, pela Fortuna; pela violência e pelo
consentimento dos cidadãos.
Virtù e Fortuna formam um par dialético, assim como a força
e o consentimento. Obviamente, nas democracias, o consentimento é pré-requisito
para a chegada ao poder. Trocando em miúdos, Virtù é a coragem, o valor, a
capacidade, a eficácia política; já a Fortuna, a sorte, o acaso e as
circunstâncias. A primeira representava o talento pessoal para dominar as
situações e alcançar um objetivo, por qualquer meio. Entretanto, a conquista do
poder não depende exclusivamente das virtudes individuais, mas também das
circunstâncias favoráveis. Na visão de Maquiavel, porém, o poder é mais
duradouro quando obtido pela Virtù. Conquistado devido às circunstâncias
favoráveis, e não pelo próprio mérito, é instável e destinados a desaparecer em
pouco tempo. Maquiavel usou uma metáfora para descrever a Fortuna:
“Comparo a sorte a um desses rios impetuosos que, quando se
irritam, alagam as planícies, arrasam as árvores e as casas, arrastam terras de
um lado para levar a outro: todos fogem deles, mas cedem ao seu ímpeto, sem
poder detê-los em parte alguma. Mesmo assim, nada impede que, voltando a calma,
os homens tomem providências, construam barreiras e diques, de modo que, quando
a cheia se repetir, ou o rio flua por um canal, ou sua força se torne menos
livre e danosa. O mesmo acontece com a Fortuna, que demonstra a sua força onde
não encontra uma Virtù ordenada, pronta para resistir-lhe e volta o seu ímpeto
para onde sabe que não foram erguidos diques ou barreiras para contê-las.”
Da mesma forma como circunstâncias favoráveis facilitaram a
vitória de Bolsonaro — não estou falando da facada que levou em Juiz de Fora,
em plena campanha, e seu papel catalisador junto aos eleitores, mas do contexto
econômico e político em que as eleições se realizaram —, as condições em que
governa poderão selar a sorte de sua gestão. Bolsonaro não pode tudo, não faz o
que quer, quando quer e como quer, embora tente, às vezes. Está sendo
contingenciado por variáveis que, algumas vezes, o obrigam a recuar ou a
desistir de certos objetivos. Um dia desses, Fernando Gabeira, com a argúcia de
sempre, chamou a atenção para isso. O melhor exemplo é a política externa. Seu
alinhamento com Donald Trump, num primeiro momento, parecia pôr o Brasil em
plena Guerra Fria, mas as circunstâncias frustraram objetivos emblemáticos,
como a deposição de Nicolás Maduro na Venezuela, transferir a embaixada do
Brasil em Israel para Jerusalém, dar as costas ao Mercosul ou entrar em guerra
comercial contra a China.
Estado de direito
É o caso também da agenda de costumes de Bolsonaro. O presidente da República está implementando sua plataforma eleitoral, o que implica desmonte das políticas públicas de seus antecessores, em áreas como educação, cultura e direitos humanos. Mas não pode tudo, porque é contingenciado por outros poderes da República, como Congresso, que derruba vetos, engaveta projetos e deixa caducar medidas provisórias, e o Judiciário, como no caso da homofobia, criminalizada pelo Supremo Tribunal Federal (STF). Há que se destacar também o papel da alta burocracia federal e outros entes federados, como estados e municípios, na tarefa de mitigar certas ações e propostas do governo que confrontam amplos consensos existentes na esfera pública e na sociedade.
É o caso também da agenda de costumes de Bolsonaro. O presidente da República está implementando sua plataforma eleitoral, o que implica desmonte das políticas públicas de seus antecessores, em áreas como educação, cultura e direitos humanos. Mas não pode tudo, porque é contingenciado por outros poderes da República, como Congresso, que derruba vetos, engaveta projetos e deixa caducar medidas provisórias, e o Judiciário, como no caso da homofobia, criminalizada pelo Supremo Tribunal Federal (STF). Há que se destacar também o papel da alta burocracia federal e outros entes federados, como estados e municípios, na tarefa de mitigar certas ações e propostas do governo que confrontam amplos consensos existentes na esfera pública e na sociedade.
A mesma coisa vale para a economia, por exemplo, ainda que
esse seja o ponto forte de seu governo. A eficácia da política ultraliberal do
ministro Paulo Guedes tem uma fronteira sinuosa do ponto de vista social: a
retomada do crescimento não se dará na escala necessária para resolver o
problema do desemprego, até porque o aumento da produtividade das empresas
depende muito mais dos insumos tecnológicos e da inovação do que da exploração
intensiva de mão de obra. A concentração de renda e a iniquidade social no
Brasil não podem ser atribuídas ao governo Bolsonaro, são fruto de um modelo de
desenvolvimento que se esgotou e, nos últimos 50 anos, todas as vezes em que
buscou altas taxas de crescimento, provocou desajustes estruturais por falta de
sustentabilidade.
Mas, na verdade, ao se eleger presidente da República,
Bolsonaro virou sócio desses problemas. É contingenciado por eles e, em algum
momento, como seus antecessores, será instado pelo povo a apresentar soluções
exequíveis. Esse será um momento crucial de seu governo, que submeterá a
democracia brasileira a um teste de força, porque a tendência de Bolsonaro, até
agora, ao frustrar expectativas populares, tem sido mobilizar seus apoiadores para
responsabilizar os demais poderes e a oposição pelas suas dificuldades. O fato
é que temos um governo assumidamente de direita num contexto institucional de
Estado de direito democrático, essa é a grande Fortuna. Bolsonaro faz um
governo contingenciado pela Constituição de 1988; por isso mesmo, não pode ser
caracterizado como protofascista, como afirmam certos setores da oposição.
Entretanto, quando não respeita o direito ao dissenso e à identidade das
minorias, afronta a democracia e legitima essa narrativa.
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