Ao declarar que as pessoas estão sendo cada vez mais
desestimuladas para concorrera cargos públicos em razão dos aborrecimentos coma
Justiça que podem ter ao final de seus mandatos, Jair Bolsonaro defendeu uma
tese que se ouve repetidamente em Brasília. Sobretudo por políticos que
preferem operar no escuro que à luz do sol. O presidente falou em uma cerimônia
no Tribunal de Contas da União. O que pareceria uma crítica, era mesmo uma
crítica. O chefe da Nação se queixava do excesso de rigor dos órgãos de
fiscalização da gestão pública.
É verdade que ao longo dos anos o Estado brasileiro foi
criando mecanismos extrafortes para conter avanços privados sobre os cofres
públicos. Mas a montanha de leis, regras e normas que cercam e protegem o
Erário nacional tem pelo menos uma boa razão para existir: o Brasil ocupa a
105º posição no Índice de Percepção de Corrupção da Transparência
Internacional, que investigou 180 países no ano passado. Estamos mal, mas já
estivemos pior.
O presidente fez a queixa no discurso de abertura do 3º Fórum
Nacional de Controle, realizado na sede do TCU em Brasília. Ele disse que tem
visto políticos, especialmente em cargos executivos, que acabam tendo de
prestar contas à Justiça depois de cumprida a sua gestão. Segundo Bolsonaro,
são “colegas que de boa-fé exerceram o seu mandato, mas não com muito zelo e
muitas vezes por desconhecimento se veem enrolados coma Justiça e muitos levam
10,15,20 anos para voltar a ter paz, isto não é fácil ”.
Pois é, o primeiro erro na frase do presidente foi afirmar
que servidores de boa-fé acabam tendo dedar explicações à Justiça por não
exercerem com zelo a
atividade pública. Se o trabalho não foi feito com zelo, não há boa-fé que dê jeito. Claro que a falta de cuidado na gestão resulta em má aplicação de verbas, em desvios, em roubalheira. No serviço público, o servido ré processado. No setor privado, o empregado desleixado é demitido.
atividade pública. Se o trabalho não foi feito com zelo, não há boa-fé que dê jeito. Claro que a falta de cuidado na gestão resulta em má aplicação de verbas, em desvios, em roubalheira. No serviço público, o servido ré processado. No setor privado, o empregado desleixado é demitido.
O segundo erro foi dizer que servidores muitas vezes erram
por desconhecimento. Ele não mencionou que desconhecimento, mas acho que se referia
a leis. É óbvio que o funcionário público, eleito para um mandato ou concursado
para uma vaga, tem obrigação de conhecer as leis que balizam a sua atuação.
Para fortalecer o seu discurso, Bolsonaro disse ao plenário
reunido no TCU estar vendo um cenário de poucos candidatos para as prefeituras
nas eleições do ano que vem em razão dos “problemas” por ele mencionados. Não
se sabe de onde ele tirou esta constatação, já que o prazo para registros de
candidaturas sequer foi aberto ainda. O fato é que na visão do presidente está
havendo um “desestímulo” para a entra dano cenário de novos políticos em razão
do excesso de regras de controle.
“Todo dia são dezenas de novas normas, novas recomendações,
é praticamente impossível agente tomar pé de tudo e poder governar dessa
maneira”, disse a uma plateia formada basicamente por mulheres e homens cujo
trabalho é justamente fazer valer as regras, normas, recomendações ele isque
protegemos recursos públicos.
Não se pode afirmar que Bolsonaro defende menos controle para
poder tirar daí qualquer vantagem pessoal ou política. Aparentemente, o
discurso do presidente foi sincero, ele gostaria mesmo de ter menos entraves
para governar com mais liberdade e menos sobressaltos. Talvez seja mesmo o caso
de reduzir ou uniformizar alguns procedimentos que facilitem o trabalho do
servidor público. Para isso existe o Congresso Nacional. O próprio Executivo
pode tomar iniciativas nesse sentido, e os órgãos de fiscalização também podem
contribuir.
Mas enquanto isso não ocorrer, há bons exemplos na História
do Brasil paras e prosseguir na política enfrentando o mar revolto da
fiscalização. Aqui vão três: Itamar Franco, prefeito de Juiz de Fora, senador,
governador de Minas Gerais e presidente do Brasil, saiu de todos os cargos como
entrou, de cabeça erguida. Fernando Henrique, professor universitário
concursado, senador, ministro de Estado e presidente, não tem qualquer
aborrecimento coma Justiça. Miro Teixeira, deputado federal por mais mandatos
que Bolsonaro, não deve nada a ninguém.
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