segunda-feira, 26 de setembro de 2022

CIRO DESPENCA QUATRO PONTOS NO CEARÁ

Marlen Couto — Rio, O GLOBO

Pesquisa Ipec: Ciro Gomes cai quatro pontos no Ceará em meio a revés de candidato do PDT ao governo do estado

Em paralelo ao revés do candidato do PDT ao governo do Ceará, Roberto Cláudio, que foi ultrapassado pelo petista Elmano de Freitas na disputa estadual, as intenções de voto de Ciro Gomes (PDT) para a corrida presidencial recuaram no estado, que é seu reduto eleitoral, de acordo com a mais recente pesquisa Ipec com eleitores cearenses. O pedetista marcava 14% dos votos para presidente nos dois primeiros levantamentos do instituto no estado, e agora tem 10% de preferência.

O resultado do placar presidencial foi divulgado no domingo pela TV Verdes Mares, afiliada da TV Globo no estado. O mesmo levantamento mostra que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) cresceu seis pontos nas últimas semanas, de 57% para 63%. Já Bolsonaro ficou estável, dentro da margem de erro, de três pontos para mais ou menos, e oscilou de 19% para 18%.

A pesquisa foi realizada entre os dias 19 e 21 de setembro, com 1.200 eleitores votantes em 56 municípios cearenses. O levantamento foi registrado no Tribunal Regional Eleitoral (TRE) sob o número CE-03914/2022 e no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o protocolo BR-02694/2022.

Recuo entre mais pobres e mulheres

Em relação à pesquisa divulgada em 9 de setembro, Ciro caiu quatro pontos entre as mulheres (14% para 10%) e cinco entre os eleitores com renda familiar de até 1 salário mínimo (12% para 7%), estratos que concentram a maioria dos votantes. Ao mesmo tempo, Lula subiu sete pontos na faixa com menor renda (64% para 71%) e seis pontos entre as eleitoras (59% para 65%).

Nas eleições de 2018, o Ceará foi o único estado em que Ciro Gomes venceu na eleição de primeiro turno. Na ocasião, o presidenciável, que governou o estado, atingiu 41% dos votos válidos.

A última pesquisa Ipec também mostrou que, na corrida pelo governo do Ceará, Elmano de Freitas, candidato apoiado pelo ex-presidente Lula, cresceu oito pontos e agora está com 30% das intenções de voto. Apesar de numericamente à frente, Elmano está tecnicamente empatado com Capitão Wagner, candidato do União Brasil, que passou de 35% no levantamento anterior para 29%, indicando tendência de queda na eleição do Ceará.

Escolhido candidato do PDT no lugar da governadora Izolda Cela, Roberto Cláudio tem 22% da preferência do eleitorado. Ele oscilou um ponto para cima na comparação com o último Ipec.

Nesta segunda-feira, Ciro afirmou em uma coletiva que não vai abrir mão de sua candidatura. O anúncio ocorre em meio à ofensiva petista pelo 'voto útil' no ex-presidente Lula no primeiro turno, e repercutiu imediatamente nas redes sociais, com memes e críticas da oposição.

Bookmark and Share

Nenhum comentário:

Postar um comentário