terça-feira, 9 de outubro de 2007

CELEBRIDADES: AS NOVAS CARAS DA POLÍTICA BRASILEIRA


Os partidos políticos receberam uma enxurrada de filiados nos últimos dias, a maioria são famosos, as celebridades. Como esse blog já divulgou alguns nomes(Rita Cadillac, Gretchen). Em São Paulo essa lista de famosos teve uma adesão maior; entre as celebridades estão: o estilista Ronaldo Esper, o ex-goleiro do Corinthians, Ronaldo Giovanelli, Renata Banhara(ex-esposa de cantor-deputado Frank Aguiar), o apresentador Sérgio Mallandro , a jurada Marly Marley, a apresentadora Cristina Rocha e o ex-jogador, Serginho Chulapa. A apresentadora e vereadora Soninha(MTV) deixou o PT e deve ser candidata à prefeitura de São Paulo pelo PPS e terá como vice na chapa, o iatista e ex-secretário de Esporte, Lars Grael.

O presidente do PPS, Roberto Freire diz que ver um preconceito por parte da população em ver celebridades como candidatos e afirmou: “é um absurdo” ! para Roberto Freire, não é a profissão que fará dele um bom ou mau e completou dizendo que : “ há políticos que não são celebridades e dão mau exemplos”. Sem citar nomes.

O presidente PPS, Roberto Freire tem razão quando classifica como ‘preconceito e absurdo’ mas a maioria dessas ‘celebridades’ jamais estiveram engajados em assuntos sociais, políticos. São filiados para “puxar” votos como é conhecido no meio político. Todos têm direito de ser candidatos, mas essa ‘boquinha’ que o poder desperta aparece como um oásis para essas celebridades que estão sem espaço na mídia e com os cachês em baixa, ser eleito vereador ou prefeito é sinônimo de salário garantindo por 4 anos ou quem sabe, 8 anos.

A prova da falta de engajamento político por parte dessas celebridades é que, a maioria se filiou na última semana e no último dia que a legislação eleitoral permite, na última sexta-feira, 5 de outubro pra quem pretende concorrer a cargos no próximo ano. Mas os partidos buscam e disputam esses ‘puxadores de votos’ para alavancar a legenda, principalmente nas grandes cidades. Em São Paulo, o PTB e o PPS são os campeões de filiados-celebridades.
Bookmark and Share

Nenhum comentário:

Postar um comentário