sexta-feira, 26 de outubro de 2007

TSE : UM CASTIGO DE MÃE


O TSE (Tribunal Superior Eleitoral) decidiu nesta quinta-feira que a regra para os cargos majoritários – prefeitos, senadores, governadores e presidente da República – deve ser aplicada a partir do dia 16 de outubro. Os políticos eleitos pelo sistema proporcional – vereadores, deputados estaduais e deputados federais – a fidelidade passa a valer desde 27 de março.

Essa bondade do TSE salvou pelo menos sete senadores que trocaram de legenda antes dos prazos fixados hoje. Os sete senadores que trocaram de partidos neste ano foram Romeu Tuma (PTB-SP), César Borges (PR-BA), Edison Lobão (PMDB-MA), Patrícia Saboya (PDT-CE), Roseana Sarney (PMDB-MA), Expedito Júnior (PR-RO) e Fernando Collor (PTB-AL).

Se os processos forem levados à julgamento, serão julgados em no máximo 60 dias e os “infiéis” e terão seus destinos definidos pela justiça eleitoral, se perderem o mandato, os vices ou suplentes assumirão os cargos em 10 dias. O prazo também estabelecido hoje pelo TSE.

O TSE pretende estancar o troca-troca partidário, mas deveria ter agido com mais firmeza e também ter estabelecido que a fidelidade partidária para os cargos majoritários passasse a valer também a partir de 27 de março, desta forma teria sido mais coerente a decisão do Tribunal Superior Eleitoral.

A sensação que temos é que hoje, todos esses sete senadores amanhecerão rindo da benevolência do TSE e aptos uma nova legenda, afinal, punição amena dessa, parece coração de mãe que deixa o filho de castigo só no faz-de-conta.
Bookmark and Share

2 comentários:

  1. Não te preocupa que logo logo os politicos acham uma brecha na lei para pular a cerca dessa fidelidade partidária.

    Eles sempre conseguem.

    ResponderExcluir
  2. Sei que não é correto meter o nariz na política do país dos outros.
    Como cresci no Brazil me acho no direito de opinar.
    Depois da vergonha da absolvição do Sr. Renam, A benevolência do STE é o mínimo esperado.
    Olha só quem estava na guilhotina.
    Xerife Tuman, Lady Sarney. E i Rei das Alagoas.
    vc acha que estas sanguessugas iriam soltar as tetas do Brazil......
    Não sei de quanto foi o suborno, mas deu um dinheirinho bom ...Com certeza!!!


    []s L.Sakssida

    ResponderExcluir